Na véspera dos protestos, STF diz a servidores que Peluso pediu audiência com Lula

Compartilhe

O diretor-geral do STF, Alcides Diniz, disse a representantes dos servidores, na véspera do primeiro dia das paralisações nacionais pelo PCS-4, que o ministro Cezar Peluso solicitou audiência com o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva.

Segundo Diniz, o presidente do Supremo Tribunal Federal pretende, nesse encontro com Lula, defender a retomada das negociações em torno dos projetos que revisam os planos de cargos dos servidores, conforme acordado entre os chefes dos dois poderes em julho. Ainda não há data para a audiência.

Ele reafirmou aos dirigentes da federação nacional (Fenajufe) que o Supremo continuará defendendo a proposta original do PL 6613/2009 e que só aceita discutir aspectos do parcelamento. Segundo ele, o STF estuda divulgar uma nota em resposta às críticas que têm saído nos meios de comunicação com relação ao projeto. Segundo Diniz, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também solicitou audiência com Lula.

Participaram da negociação, ocorrida ao final da tarde da terça-feira (16), os coordenadores da Fenajufe Antônio Melquíades (Melqui), Jacqueline Albuquerque, Iracema Pompermayer, Paulo Falcão, Fátima Arantes, Jean Loiola, Denis Lopes e Zé Oliveira.

Os servidores de pelo menos nove estados do país iniciaram, nesta quarta-feira (17), paralisação por tempo indeterminado ou por 24 horas. Assembleias em outros sete estados avaliam, ainda nesta semana, a possibilidade de aderir ao movimento, que tem dentre seus objetivos forçar as cúpulas do Judiciário e do MPU a se empenharem pela garantia de recursos para o PCS-4.

Na terça-feira (16), a Comissão Mista de Orçamento aprovou o relatório preliminar para a Lei Orçamentária de 2011 sem a previsão de verba específica para o projeto. Mas o relator do projeto orçamentário, senador Gim Argello (PTB-DF), garantiu a servidores que é possível buscar uma solução para isso até que o relatório definitivo seja submetido, provavelmente no início de dezembro, ao plenário do Congresso Nacional. “Mas ele voltou a dizer que o ministro Peluso precisa conversar com urgência com o presidente Lula”, diz Antonio Melquíades, que conversou com Argello no intervalo da audiência, ao lado dos também coordenadores da federação Paulo Falcão e Valter Nogueira.

Segundo Melqui, procurador-geral Roberto Gurgel deve se encontrar, nesta quarta-feira (17), com o relator do orçamento. “Isso é resultado da pressão que fizemos sobre o procurador-geral”, afirma.

Na avaliação de Falcão, é preciso ampliar as mobilizações com urgência. “O relator nos disse que tem uma reserva na especificação de carreiras [que poderia ser usada], mas o prazo está se esgotando e que o compromisso dele era deixar um espaço até o dia 5 de dezembro, depois disso ele não poderia fazer mais nada”, relata.

Por Hélcio Duarte Filho, para o SITRAEMG
(com informações da Agência Fenajufe de Notícias)

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags