Na noite de terça-feira, 6, filiados do SITRAEMG participaram do segundo dia da oficina de percussão que está sendo ministrada pelo músico e percussionista Clayton de Oxaguiãn, mestre do grupo de maracatu Bombos de Iroko, na sede do Sindicato. Desta vez, os alunos incrementaram a oficina entoando as músicas “Vim da África”e “Quilombo Axé”, canções em afoxé oriundos do estado de Pernambuco.
As oficinas ocorrem todas as terças-feiras, a partir das 19 horas, na sede do Sindicato (Rua Euclides da Cunha, 14, Prado, BH). Qualquer filiado – ou filiada – pode participar. É de graça e não precisa nem ter o instrumento. O SITRAEMG já os tem: tambores, repiniques, chocalhos, agogôs, tamborins.
Histórico
As primeiras oficinas de percussão promovidas pelo SITRAEMG aconteceram no início deste ano, no embalo do forte movimento grevista do ano passado e em preparação para bloco de carnaval “A Justiça não é Cega”, organizado pelo Sindicato para a festa momesca. Com as novas oficinas, a intenção é melhorar ainda mais a qualidade instrumental dos percussionistas e ampliar o número de participantes, para a segunda edição do bloco visando ao carnaval do ano que vem e as atividades de mobilização de rua da categoria.
As músicas cantas na oficina da última terça-feira: