Montes Claros ganha sua 3ª Vara Federal e ressalta o crescimento da cidade

Compartilhe

Na noite desta segunda-feira, 18, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) instalou sua terceira Vara na cidade de Montes Claros. A solenidade foi iniciada com discursos no auditório da AMAMS – Associação de Municípios da Área Mineira da Sudene e terminou com o descerramento da placa e um coquetel no prédio da Justiça Federal da cidade. O SITRAEMG marcou presença na solenidade por meio de sua coordenadora-geral Lúcia Maria Bernardes, que está visitando os servidores da região, e o coordenador regional Aldemar Simões, que também é servidor da 3ª Vara do Trabalho na cidade. O gerente executivo da Coopjus, Igor Melo Miranda, que tem viajado junto com o Sindicato, também acompanhou a cerimônia.

Os coordenadores sindicais Aldemar Simões e Lúcia Maria Bernardes de Freitas, e o gerente executivo da Coopjus Igor Miranda, na solenidade de instalação da 3a. VF de Montes Claros (Foto: Janaina Rochido)

O coordenador regional Aldemar Simões junto a parte dos servidores da Justiça Federal na cidade (Foto: Janaina Rochido)

No auditório cheio, a mesa composta pelo presidente do TRF1, desembargador federal Mário César Ribeiro; o juiz federal Guilherme Mendonça Doehler, diretor do Foro da SJMG; o juiz federal Carlos Henrique Borlido Haddad, da Subseção Judiciária de Montes Claros e o prefeito da cidade, Ruy Adriano Muniz, saudou os presentes e agradeceu a presença de advogados, outros juízes, servidores do Judiciário e representantes das Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, da OAB, da Câmara Municipal, de outros tribunais e entidades da sociedade civil.

Em suas falas, todos foram unânimes em ressaltar o avanço que a instalação da nova Vara Federal representa para Montes Claros, cuja história foi exaltada, especialmente, no discurso do desembargador Mário César Ribeiro. Ele a definiu como uma cidade importante e em constante crescimento na região, mas que precisa atentar mais para frear a destruição do meio ambiente, fazendo valer a legislação ambiental. Opinião equivalente tem o prefeito Ruy Muniz, que acredita que a expansão do Judiciário na cidade só vem a corroborar esse crescimento, acrescentando que Montes Claros é hoje o segundo pólo universitário do estado, ficando atrás somente de Belo Horizonte.

Mesa de abertura do evento, durante a execução do Hino Nacional Brasileiro (Foto: Janaina Rochido)

Cerca de 15.600 processos tramitam atualmente nas duas Varas Federais mais antigas da cidade – com a chegada da terceira, a expectativa é desafogar o trabalho, promovendo mais agilidade e melhoria no atendimento. Para o diretor do Foro da SJMG, juiz Guilherme Doehler, a legislação está “ultrapassada”, mas, mesmo assim, a chegada dessa VF significa uma grande melhoria e vai ajudar a combater o crescimento da violência, da corrupção e dos crimes relacionados às drogas.

O juiz federal Carlos Henrique Haddad, que ficará responsável pela 3ª VF até um magistrado ser designado para ela, disse-se sinceramente agradecido pela antecipação da instalação da Vara, que seria, originalmente, em julho. Ele também agradeceu aos juízes de Montes Claros pela diminuição dos processos e também aos servidores, “que desempenham um relevante papel social”.

Novos servidores

De frente, da esquerda para a direita, o desembargador federal Mário César Ribeiro, e os juízes federais Guilherme Mendonça Doehler e Carlos Henrique Borlido Haddad descerram a placa da nova Vara Federal (Foto: Janaina Rochido)

Já no prédio da Justiça Federal em Montes Claros, após a solenidade na AMAMS, foi feito o descerramento da placa e sete novos servidores tomaram posse, em momento solene com o presidente do TRF1, desembargador federal Mário César Ribeiro, o diretor do Foro da SJMG, juiz federal Guilherme Mendonça Doehler e o juiz federal Carlos Henrique Borlido Haddad. Os novos trabalhadores da Justiça Federal são quatro técnicos judiciários e três analistas, sendo dois destes Oficiais de Justiça.

Dirigindo-se aos recém-empossados, os magistrados deram-lhes as boas vindas e ressaltaram que eles estão ingressando em uma instituição séria e sólida, onde eles terão suporte e oportunidades para crescer. Os juízes também salientaram que a Justiça Federal, apesar de seus problemas, desempenha um papel importantíssimo especialmente para as pessoas mais humildes, que buscam “mesmo que o recebimento de um simples benefício [previdenciário]”.

Novos servidores em foto oficial, tendo ao centro o presidente do TRF1 Mário César Ribeiro e os juízes federais Carlos Henrique Haddad e Guilherme Doehler (Foto: Janaina Rochido)

De Montes Claros, Janaina Rochido

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags