Mês de atenção especial às doenças virais e ao câncer ósseo

Compartilhe

Seguindo o calendário colorido da saúde que tem por objetivo conscientizar a população sobre o perigo de algumas doenças e incentivar a prevenção e o tratamento dessas enfermidades, conforme lembra o portal www.curiosamente.diariodepernambuco.com.br. O SITRAEMG lembra que, ao mês de julho, é atribuída a cor amarela. E as atenções, nesse período, voltam-se para as doenças virais e o câncer ósseo.

Doenças virais

Além da pandemia do coronavírus, que até o presente momento já apresenta cerca de 10,5 milhões de infectados e mais de 500 mil mortos, em todo o mundo, há várias outras doenças virais – algumas gravíssimas e outras mais ou menos graves – que ameaçam todos os dias os seres humanos. Resfriado, caxumba, raiva, rubéola, sarampo, hepatites, dengue, poliomielite, febre amarela, varicela ou catapora, varíola, meningite viral, mononucleose infecciosa, herpes, condiloma, hantavirose, AIDS são apenas algumas delas.

Como ocorre em relação a todas as enfermidades, o melhor caminho é a prevenção. No caso das virais, e também as bacterianas  (botulismo, cólera, coqueluche, difteria, disenteria, febre tifóide, gonorréia, hanseníase, leptospirose, meningite, pneumonia, sífilis, tétano, tuberculose), isso passa pelas medidas de saneamento básico, que envolve os processos de tratamento e abastecimento de água, tratamento de esgoto, limpezas públicas e coleta de resíduos orgânicos e matérias, como ensina o portal www.infoescola.com/saude.  Além, é claro, da higiene pessoal e, em alguns casos, a alimentação.

Câncer ósseo

Segundo o portal do Hospital Sírio e Libanês, os tumores ósseos são considerados raros, já que correspondem a cerca de 1% de todos os casos de câncer diagnosticados. Os principais tipos de câncer ósseo os osteossarcomas, os tumores de Ewing e os condrossarcomas. Por causa da dificuldade de identificar os sintomas, em geral os tumores ósseos são diagnosticados em estágio avançado, mas o diagnóstico passa pelo levantamento do histórico clínico do paciente, detalhamento dos sintomas, exame físico e de imagem, e realização de biópsia, se necessário. As opções de tratamento para os tumores ósseos são cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags