A Federação Nacional das Associações dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Fenassojaf) em parceria com a Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Assojaf) da 15ª Região e o Núcleo dos Oficiais de Justiça do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (SINDIQUINZE) realizarão nos dias 28 e 29 de março o I Encontro Sudeste dos Oficiais de Justiça (ESOJAF).
O evento que acontecerá no Hotel Nacional INN de Campinas irá tratar de assuntos de interesse da categoria como a Resolução CSJT nº 53/2008, além da Ação da Gratificação de Atividade Externa (GAE), Redução de IPI, a concessão do Porte de Arma aos Oficiais de Justiça, Aposentadoria Especial, dentre outros.
De acordo com o coordenador da Região Sudeste da Fenassojaf, Francisco Carlos Martins de Castro, o Sudeste é a região do país onde se concentra o maior volume de trabalho do Judiciário Federal, bem como de Oficiais de Justiça Avaliadores Federais. “Não posso esperar deste nosso 1º Encontro nada mais nada menos do que os resultados excelentes que obtivemos em nível nacional no chamado Congresso Nacional de Oficiais de Justiça Avaliadores Federais ocorrido em Belo Horizonte no ano passado. Então, espero que possamos repetir em Campinas a excelência da organização, o ótimo nível dos debates e dos palestrantes de exclente nível convidados para o evento”, enfatiza.
Quanto à defesa da Fenajufe de incluir o cargo Oficial de Justiça Avaliador Federal no Plano de Carreira, Castro explica que “o maior anseio dos Oficiais talvez seja atendido, que é termos de volta nosso cargo em carreira exclusiva com a denominação de Oficial de Justiça Avaliador Federal e não mais como é hoje onde nosso cargo é Analista Judiciário, sendo nossa especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal. Isto nos torna susceptíveis de quaisquer arbitrariedades que as administrações dos tribunais queiram fazer, há ameça a todo momento de nos colocarem em trabalho interno e talvez no futuro sermos uma espécie de coringa do judiciário, podendo o Oficial ser lotado ao bel prazer das administrações”.
Para o presidente da Assojaf-15, João Paulo Zambom, ser um dos anfitriões de um evento como este reflete o respeito e a confiança em um trabalho que está sendo realizado em prol do Oficialato, ao passo que exige uma dose a mais de responsabilidade. “Trata-se de um evento onde todos falam a mesma língua, têm os mesmos interesses, vivenciam as mesmas situações, enfrentam os mesmos problemas. É uma excelente oportunidade de confraternização e congraçamento com colegas de diferentes estados e, inclusive, de diferentes cidades de nossa própria e extensa região. Como anfitriões, temos que dar o exemplo de comparecimento e participação”, finalizou.
O presidente do Sindiquinze/Campinas, Joaquim Castrillon, explica que o evento é uma primeira oportunidade em 2009 para o trabalho conjunto das entidades envolvidas no debate dos principais temas e proposição de idéias para o setor do Oficialato. “Espero a participação de todos”.
Mais informações sobre o I ESOJAF, assim como prazo para inscrições, serão publicadas em breve no site www.sindiquinze.org.br e também no da Fenassojaf (www.fenassojaf.org.br).
Desde já convocamos a todos os Oficiais de Justiça do país para que se programem e compareçam neste importante encontro que acontecerá em Campinas. Aproveitamos e convidamos à imprensa de Campinas e região para que compareçam neste importante momento de decisões e debates para os Oficiais de Justiça.
Me coloca à disposição para mais esclarecimentos e programação.