Neste sábado (16/09), será instalado, no terminal rodoviário de Mariana (MG), um mural em mosaico coletivo (veja, acima, o esboço integral do projeto), medindo 25m2, com a participação de 110 artistas de vários estados brasileiros. O projeto, que tem como “madrinha” a atriz Maria Fernanda Cândido, chama-se Luz de Mariana, e foi criado e organizado pelo mosaicista Nico Ferrera, em homenagem às vítimas do crime ambiental originário da mineradora Samarco, empresa de propriedade da Vale e BHP Billiton, ocorrido em 05 de novembro de 2015, com o rompimento da barragem no distrito de Bento Rodrigues, pertencente àquele município. Nada menos que 19 pessoas morreram e 39 cidades de Minas e Espírito Santo foram atingidas pela lama tóxica que desceu Rio Doce abaixo, indo parar no litoral capixaba, contaminando a água potável de muitos desses lugares por onde passou e comprometendo a fauna e a flora.
A servidora do TRE de Caratinga Luciana Martins da Fonseca é uma das participantes do mural, em um dos pedaços do mosaico e um poema, em formato de oração, em homenagem ao projeto.
Poema redigido pela servidora em homenagem ao mosaicista Niko Ferrera
“Painel em Oração
(por Luciana Martins da Fonseca)
Acende, Senhor,
Em nossos corações, o amor.
E pelas mãos de Maria,
Abençoe esse mosaico de poesia.
Viemos consolar a dor.
Colamos cacos de magia.
Transformamos lama.
Somos cor e alegria.
Temos o brilho de quem ama.
Somos Luz de Mariana.
***
Ao brilhante Nico Ferrera, idealizador e organizador do Projeto Luz de Mariana – homenagem às vítimas da trajédia ocorrida em 05/11/2015, no distrito de Bento Rodrigues – Mariana/MG.”