Na manhã desta quarta-feira, 23, a coordenadora sindical Débora Melo Mansur, acompanhada pelo funcionário Leopoldo Lages, esteve em uma das salas de treinamento do TRT (Rua Goitacazes) dando as boas vindas a três novas servidoras da Justiça do Trabalho. As três mulheres, todas analistas, serão lotadas em Belo Horizonte, Betim e Poços de Caldas.
Após explicar para as novatas sobre os PCS já conquistados e expor a atual situação da categoria – que arca com uma perda de 50% do poder aquisitivo -, Débora Mansur falou das lutas atuais do SITRAEMG para defender os direitos do servidor e destacou a importância da participação via filiação para o fortalecimento da entidade. Ela frisou, ainda, o perigo que é a Funpresp-Jud, novo plano de previdência da categoria. A Funpresp já teve seu plano de benefícios aprovado e tem um orçamento incial de R$ 26 milhões. Em matéria publicada hoje no site do Sindicato, Amarildo Voeora, secretário de Gestão de Pessoas do Supremo Tribunal Federal (STF) e diretor de administração da Funpresp-Jud, fez mais alguns esclarecimentos sobre o fundo para a coordenadora-geral Lúcia Bernardes – veja aqui. De acordo com Débora, o problema é que “você sabe quanto você paga, mas não sabe quanto vai receber quando se aposentar”, já que o pagamento dos benefícios depende do valor em caixa.
Débora Mansur mostrou, também, tabelas do plano de saúde da Unimed, oferecido pelo SITRAEMG, que apresenta vantagens aos servidores como a possibilidade de incluir pessoas que não sejam parentes (outras informações sobre este e outros convênios podem ser obtidos pelo telefone (31) 4501-1500, com Lívia). Como de praxe, as recém-chegadas ainda receberam informações sobre os cursos benefícios que o Sindicato oferece aos filiados e sobre o trabalho da Assessoria Jurídica, que no momento acompanha mais de 800 ações (individuais e coletivas) de sua iniciativa, além dos diversos pedidos administrativos do TRE, TRT, Justiça Federal e Militar (veja aqui).