Ficou para terça-feira (8) uma nova tentativa de acordo dos líderes partidários sobre o conjunto de proposições a serem votadas na Câmara até as eleições de outubro. Na reunião que se encerrou há pouco, o líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), apresentou aos líderes da oposição uma lista com 21 proposições. Entre elas, a PEC da Reforma Tributária (PECs 233/08, 31/07 e 45/07); o PL 73/99, que reserva metade das vagas de universidades federais para alunos de escolas públicas; a PEC 438/01, que permite o confisco de terra onde for constatado o trabalho escravo; e a PEC 511/06, que muda o rito de tramitação das medidas provisórias.
No entanto, a oposição pediu prazo até terça-feira para analisar a sugestão e propor uma pauta comum. O líder do PSDB, José Anibal (SP), diz que até lá o partido também vai apresentar uma lista de prioridades.
Votação do dia
Por enquanto, o acordo é parcial, somente para votação hoje da MP 428/08, que trata da política industrial.
Vetos
Ainda durante a reunião, o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, acertou com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, a realização de uma sessão do Congresso Nacional amanhã para a votação de vetos presidenciais.