Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Justiça Federal: SITRAEMG e Assessoria Jurídica reúnem-se com diretor do Foro sobre pausas e remoção

Compartilhe

O SITRAEMG, representado por sua coordenadora-geral Lúcia Maria Bernardes de Freitas esteve na tarde de hoje, 8, reunido com o diretor do Foro, o juiz federal Guilherme Mendonça Doehler, para falar sobre pausas durante o expediente e a remoção na JF. Junto à Lúcia, participaram da reunião os advogados da Assessoria Jurídica do Sindicato, Jean Ruzzarin e Daniel Hilário, da Cassel & Ruzzarin Advogados.

Lembrando que o Processo Judicial Eletrônico (PJe) agora será estendido a todas as Justiças (veja aqui matéria do Conselho Nacional de Justiça – CNJ a respeito), Lúcia Bernardes falou sobre os alertas que tem feito aos servidores para cuidarem de sua saúde fazendo pausas a cada 50 minutos trabalhados e reprovou o fato da Justiça Federal ainda não ter isso regulamentado. Comprovadamente (veja aqui), as pausas são a única forma eficaz de prevenção do adoecimento em tempos de digitalização.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região já adotou as pausas e o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região já tem uma resolução a respeito – esses argumentos, junto a outra resolução do Ministério do Trabalho, serão levados à Brasília, onde Lúcia Bernardes fará uma reunião com Eva Maria Ferreira Bastos, secretária-geral do Conselho da Justiça Federal (CJF), a respeito do tema e da remoção de servidores no âmbito de Minas Gerais. Na ocasião, o coordenador executivo do SITRAEMG e da Fenajufe, Carlos Humberto Rodrigues – também servidor da Justiça Federal, em Uberlândia – estará presente.

A remoção é outro assunto que a coordenadora do SITRAEMG levará à Brasília e foi tratado com o juiz Guilherme Doehler na reunião desta tarde. No momento, as remoções – e, consequentemente, as nomeações – de servidores na Justiça Federal estão suspensas devido a um processo no CNJ questionando o pagamento da ajuda de custo aos removidos. Lúcia explicou ao diretor do Foro que, inclusive, vários servidores levantaram essa questão nas visitas que o Sindicato tem feito ao interior.

A partir da esquerda, o diretor do Foro da SJMG, juiz federal Guilherme Doehler; a coordenadora-geral do SITRAEMG Lúcia Maria Bernardes de Freitas; e os advogados da Cassel & Ruzzarin Advogados Jean Ruzzarin e Daniel Hilário (Foto: Janaina Rochido)

TRF de Minas

A polêmica envolvendo a liminar que suspendeu a criação do Tribunal Regional Federal de Minas Gerais – e outros três, na Bahia, Amazonas e Paraná (veja aqui) – também foi comentada na reunião. Apesar do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, ser contrário à criação, o juiz federal Guilherme Doehler acredita que sua liminar será derrubada. “Outros ministros do Supremo já se declararam contrários à liminar, acho que ele [Barbosa] não ganha essa não”, disse Doehler.

Segundo o advogado Jean Ruzzarin, a Associação dos Juízes Federais (Ajufe) também deu um passo importante nesta semana para derrubar a liminar, entrando com pedido de intervenção na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5017 na qualidade de amicus curiae (veja aqui). A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é outra entidade que também requer a suspensão da liminar (veja aqui), que ameaça acabar com uma luta que já dura mais de dez anos.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags