Começaram nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, e terminam no dia 8 de novembro, as inscrições para o primeiro concurso público do TRF6. Ao todo foram abertas 28 vagas de cadastro de reserva no 1º e 2º graus.
No edital constam 23 cargos de Analista Judiciário e cinco cargos Técnico Judiciário, totalizando 28 cargos, todos com exigência de curso superior.
Os aprovados serão nomeados para vagas que surgirem por motivo de aposentadoria, exoneração e outras hipóteses de vacância, ou pela criação por lei de novos cargos durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, renovável por igual período.
Faltaram vagas para oficial de justiça, reclama o Sitraemg
A coordenadora do Sitraemg e servidora da Justiça Federal Gabriela Santos Ahnert questiona que não tenha sido incluído no concurso o cargo de oficial de justiça.
“Certamente as vacâncias e a consequente ausência de preenchimento desses cargos irá gerar a sobrecarga de trabalho e o adoecimento para o segmento”, prevê a dirigente que é oficiala de justiça no TRF6, em Unaí (MG). O Sitraemg enviou, em agosto, ofício para o TRF6 solicitando a inclusão da especialidade, mas o pedido não foi respondido.
Gabriela também questiona a opção do Tribunal pelo concurso regionalizado em único estado.
No ato da inscrição, os candidatos deverão escolher para qual região do Estado vão concorrer às vagas (central, norte, sul, leste e oeste), entre as quais foram divididas as cidades-sedes das 26 subseções judiciárias do Estado de Minas Gerais.
Feita a escolha e aprovado no concurso, o candidato será convocado para nomeação, observados o surgimento de vagas e a ordem de classificação, apenas para as subseções da região para a qual escolheu concorrer.
“Dessa forma, deixa-se de privilegiar a melhor colocação geral (em tese o servidor mais bem preparado para o pleito), gerando um contexto de sorte ou azar na escolha da região. O TRF6, como autêntico ‘filho’ do TRF1 tenta copiar um modelo de concurso que não se sustenta e que não é necessário para a realidade mineira”, avalia a coordenadora do Sitraemg.
Apesar da lacuna e falha, a coordenadora considera positiva a realização do primeiro concurso próprio do TRF6. “Assim poderemos lutar pela criação de novos cargos para um Tribunal que, infelizmente, já nasceu com déficit de servidores e de orçamento”, explica Gabriela Santos Ahnert.
Provas
O concurso será realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). As provas serão objetivas e discursivas para todos os cargos.
A prova será realizada na capital mineira no dia 19 de janeiro do próximo ano. Como as provas serão feitas em horários diferentes, os candidatos poderão se inscrever e concorrer para cargos de analista e de técnico.
Informações nos links:
- https://portal.trf6.jus.br/concursos-2/concursos-servidores/
- https://www.cebraspe.org.br/concursos/TRF6_24
(Com informações do TRF6)
Leia mais
Sitraemg pede inclusão de vagas para oficiais de justiça em concurso do TRF6
Assessoria de Comunicação
Sitraemg