Importância dos sindicatos é ressaltada em homenagem do Legislativo de BH ao Sitraemg

Compartilhe

“Sindicatos são muito importantes para garantir direitos, para garantir conquistas para os seus trabalhadores. Sem a permanente busca dos direitos dos trabalhadores, isto não acontece”.

Vereador Gabriel Azevedo
Coordenador do Sitraemg Carlos Cabeça

 

 

 

 

 

 

Vereador Gilson Guimarães
Coordenador do Sitraemg David Landau
Coordenadora do Sitraemg Joana D’Arc Guimarães

 

 

 

 

 

 

A afirmação foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Gabriel Azevedo (Sem Partido), ao discursar durante sessão solene de homenagem da Casa ao Sitraemg, na noite de quarta-feira, 13 de março.

A homenagem, ao sindicato e ao bloco de carnaval “A Justiça não é cega”, foi requerida pelo vereador Gilson Guimarães (Rede), em reconhecimento à atuação da entidade em defesa dos servidores e dos serviços da Justiça, e ao incentivo à cultura popular e ao crescimento dos blocos de carnaval na Capital.

Gabriel Azevedo relatou que, na condição de presidente da Casa, ele se reúne mensalmente com sindicalistas para ouvir as demandas das respectivas categorias e contribuir para a busca de soluções.

O coordenador do Sitraemg Carlos Cabeça ressaltou que “onde houver uma injustiça, o sindicato estará lá”.

O vereador Gilson Guimarães definiu sindicato como uma entidade que “cumpre um papel fundamental ao zelar, cobrar e fiscalizar os direitos de uma classe que contribui significativamente para o atendimento nas instituições”.

“Nossa luta é para que a gente possa, juntos, construir uma sociedade justa, fraterna, e ter dias melhores para todos”, resumiu a coordenadora Joana D’Arc Guimarães.

Também foi ressaltada a importância do trabalho conjunto dos sindicatos. “A história das conquistas dos trabalhadores mostra que elas são fruto da unidade, de uma luta política de sindicatos e trabalhadores das diversas categorias”, avaliou o coordenador do sindicato David Landau.

Atuação dos servidores do Judiciário

O presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte afirmou que, como professor de Direito, conhece bem as dificuldades e as agruras de quem serve o Poder Judiciário brasileiro. “O nosso desespero é ver quanta gente precisa desse poder, e quanto mais velocidade ele poderia ter. E vocês vão fazer o que é possível, para que, na ponta, o cidadão seja atendido com uma tutela jurisdicional que garanta direitos, que garanta justiça”, disse.

O coordenador do Sitraemg David Landau destacou o papel fundamental dos órgãos da Justiça no dia a dia das pessoas. Lembrou que a Justiça do Trabalho atua na defesa dos direitos do trabalhador e a Justiça Eleitoral garante o processo eleitoral.

A coordenadora Joana D’Arc acrescentou que os cidadãos nem precisam de advogado para fazer suas reclamações por direitos. Podem procurar gratuitamente o setor de atermação, na Justiça do Trabalho, e pagam uma quantia ínfima na Justiça Eleitoral.

Sindicatos, Justiça Eleitoral, Legislativo e democracia

O coordenador do Sitraemg David Landau disse que os sindicatos precisam se comunicar com a sociedade. E citou o legislativo como um canal fundamental para esse tipo de contato.

Ele aproveitou a oportunidade para lembrar que esse espaço de expressão democrática permanece funcionando graças à resistência da população aos questionamentos mal intencionados ao processo eleitoral.

“Nós temos esse espaço é porque, no Brasil, conquistamos o respeito ao resultado do processo eleitoral. Se não tivesse sido respeitado, certamente não haveria (este) espaço democrático para se debater”, observou.

“É aqui que se resolvem as coisas. Sem democracia não vai”, sintetizou o coordenador Carlos Cabeça.

Confira as falas nos vídeos abaixo:

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags