Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

III Congresso: Expectativa é de muito trabalho e de muitas ideias para os próximos três dias

Compartilhe

Começou na noite desta sexta-feira, 25, o III Congresso Extraordinário do SITRAEMG, que está sendo realizado no Tauá Resort Caeté até este domingo, 27. Na programação estão previstas palestras sobre aposentadoria, dívida pública, terceirização, saúde e qualidade de vida do servidor público e Processo Judicial Eletrônico (PJe), entre outros – o PJe foi justamente o tema da palestra de abertura, proferida pelo desembargador do TRT da 3ª Região, coordenador do PJe na Justiça do Trabalho e membro da Comissão do PJe no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ricardo Antônio Mohallem.

Servidores de 26 cidades compareceram em peso ao auditório do Tauá Resort Caeté (Foto: Janaina Rochido)

Além dos coordenadores gerais do SITRAEMG Adriana Correa Valentino, Hebe-Del Kader Bicalho e Lúcia Maria Bernardes de Freitas, compuseram a mesa de abertura o desembargador Mohallem e o presidente do Sindjufe-MS Antônio César Amaral Medina; o vice-presidente da Assojaf-MG e servidor da Justiça Federal em Belo Horizonte Welington Gonçalves; o vice-presidente do Serjusmig (Sindicato dos Servidores Remunerados da Justiça de Primeira Instância do Estado de Minas Gerais) Luiz Fernando Pereira; e o presidente do Sindsemp-MG (Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Minas Gerais) Eduardo Maia. Nesta edição do Congresso, 26 cidades estão representadas por seus delegados e observadores.

Mesa de abertura, a partir da esquerda: o vice-presidente do Serjusmig, Luiz Fernando Pereira; o presidente do Sindjufe-MS, Antônio César Amaral Medina; o desembargador Ricardo Antônio Mohallem; os coordenadores gerais do SITRAEMG Hebe-Del Kader Bicalho, Lúcia Maria Bernardes de Freitas, Adriana Correa Valentino; o vice-presidente da Assojaf-MG, Welington Gonçalves;e o presidente do Sindsemp-MG, Eduardo Maia (Foto: Janaina Rochido)

Hebe-Del Kader, em sua fala, classificou o momento que a categoria vive como sendo de “incertezas e esperanças” devido a todas as lutas e revezes que os servidores vem enfrentando. Ele também relembrou a importância de ter sempre em mente que só a união dos trabalhadores do Judiciário Federal pode alcançar vitórias. “Espero que saiamos daqui mais unidos e cheios de ideias”, disse, passando a palavra para Lúcia Bernardes. “A presença de todos é um sinal do desejo de mudanças da categoria”, iniciou a coordenadora. Lúcia chamou os presentes a se valorizarem enquanto servidores, pois a categoria é constantemente bombardeada pelo governo federal e pela mídia, enfraquecendo sua credibilidade junto à população. A sindicalista terminou sua saudação dizendo que “temos muito trabalho pela frente, mas também temos motivos para comemorar, pois temos força para lutar”.

Eduardo Maia, do Sindsemp-MG, e Luiz Fernando Pereira, do Serjusmig, ambos representantes de trabalhadores do Judiciário no âmbito estadual, apontaram que as tentativas de “aniquilar”o servidor público são as mesmas sofridas pelos colegas da esfera federal. “Enfrentamos as mesmas angústias”, afirmou Pereira, enquanto Maia acrescentou que “precisamos mostrar que o melhor do serviço público é o servidor público”. As duas entidades organizaram movimentos grevistas este ano, aos quais o SITRAEMG prestou solidariedade.

Coral Arte em Canto encantou os presentes com quatro canções (Foto: Janaina Rochido)

A abertura do III Congresso Extraordinário do SITRAEMG terminou com a apresentação do Coral Arte em Canto, do Sindicato, que brindou os participantes com quatro canções – logo após, teve início a palestra de abertura. Vale lembrar que o Congresso está sendo transmitido em tempo real, pelo site do Sindicato ou pelo link direto, e a programação encontra-se aqui.

Janaina Rochido, de Caeté

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags