Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

II Encontro Estadual de Diretores de Secretaria e Chefes de Cartórios: abertura destaca necessidade do debate de pautas comuns a todas as instâncias do Judiciário

Compartilhe

Começou na manhã desta sexta-feira, 30, o II Encontro Estadual de Diretores de Secretaria e Chefes de Cartórios, que reuniu cerca de 200 pessoas em um dos auditórios do Hotel Dayrell, no Centro de Belo Horizonte. O objetivo era estabelecer um diálogo e discutir questões do dia a dia destes profissionais, da capital e do interior.

Mesa de abertura (Foto: Gil Carlos Dias)

Já na mesa de abertura, a coordenadora geral do SITRAEMG, Lúcia Bernardes, após saudar os presentes e agradecer a disponibilidade de palestrantes e participantes, destacou os “tempos angustiantes” pelos quais a categoria vem passando. Ela também frisou que, mesmo assim, todos mantém-se engajados na busca por melhores condições de trabalho e remuneração. A juíza Jaqueline Prado, presidente da Amatra-3, acrescentou que os magistrados passam pelos mesmos problemas e preocupações dos servidores: “o encontro é muito importante para a reflexão sobre problemas que são comuns a todo o Judiciário”, elogiou a convidada.

Sandra Silvestrini, presidenta do Serjusmig, sindicato dos servidores do Judiciário Estadual de 1ª Instância em Minas Gerais, apontou as mesmas semelhanças – no que tange a dificuldades – entre os servidores federais e estaduais da Justiça. A sindicalista acredita que somente a união enquanto classe trabalhadora conseguirá reverter o quadro. Falando como representante da ministra Carmen Lúcia Rocha, recém eleita para a presidência do tribunal Superior Eleitoral – TSE, o juiz Carlos Henrique Perpétuo Braga revelou que “a ministra acha justas as reivindicações dos servidores e que as portas de seu gabinete estão sempre abertas ao diálogo”.

Além de Lúcia Bernardes, dos juízes Jaqueline Prado e Carlos Henrique Braga, e de Sandra Silvestrini, também compuseram a mesa de abertura os coordenadores-gerais do SITRAEMG Hebe-Del Kader e Adriana Corrêa Valentino; Antônio Melquíades, o Melqui, coordenador da Fenajufe; Welington Gonçalves, presidente da Assojaf-MG; Cassius Drummond, presidente da ASTTTER; e Edmilton Gomes, presidente da Agepoljus. Também compareceram os presidentes do Sinquiquinze e do Sindijufego, respectivamente sindicatos de servidores do judiciário federal na 15ª Região (SP) e Goiás, José Aristéia Pereira e João Batista Moraes Vieira.

O encontro se estende pelo restante do dia de hoje, tendo seu encerramento programado para as 18h. Pela manhã os presentes acomapanharam palestras sobre gerenciamento de emoções, conjuntura da crise mundial e sua relação com o servidor público e a resolução 63 do CSJT. Pela tarde, estão previstas palestras sobre o orçamento do Judiciário, com o diretor-geral do STF, Alcides Diniz, a realidade do trabalho nos tribunais e informações sobre ações judiciais e projetos de lei de interesse da categoria.

No local do evento, os participantes também têm à sua disposição informações sobre os convênios e assessoria jurídica do SITRAEMG, além de massagem anti-stress, também oferecida pelo Sindicato. A cobertura completa das palestras será disponibilizada no site do SITRAEMG a partir da segunda-feira. A transmissão do evento está sendo feita em tempo real pela Rádio Web SITRAEMG, que pode ser acessada pelo site do Sindicato, clicando-se no link no alto da coluna da direita.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags