Grande Encontro sobre Reforma da Previdência promovido pelo SITRAEMG reúne mais de 150 participantes

Compartilhe

O SITRAEMG promoveu nesse sábado, 15 de outubro, no Intercity Hotels, em Belo Horizonte, o evento “Reforma da Previdência – Grande encontro para debates –Elaboração conjunta de Plano de Lutas”. O Grande Encontro, organizado sob a coordenação do coordenador geral do SITRAEMG Alan da Costa Macedo, contou com o apoio da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MG, da Comissão de Direito Sindical da OAB/MG, do Instituto de Estudos Previdenciários (IEPREV), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP) e da Auditoria Cidadã da Dívida.

Tendo como tema central a Reforma da Previdência, o evento reuniu os seguintes palestrantes (entre parênteses, os temas abordados): advogado Anderson Avelino (“O papel do Advogado Previdenciarista no plano das Reformas Previdenciárias”); Rodrigo Vieira de Ávila, economista da Auditoria Cidadã da Dívida (“Auditoria da Dívida Pública e Reformas da Previdência – Pontos de tangenciamento”); advogado Roberto de Carvalho Santos, presidente do IEPREV (“A atuação politico-cientifica do Instituto de Estudos Previdenciários na questão: Reforma da Previdência”); Guilherme Portanova, advogado da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos – COPAP (“A Reforma da Previdência e a tramitação da ADPF – Prognóstico”); Gustavo Machado, pesquisador do Instituto Latino Americano de Estudos Sócio Econômicos – ILAESE ( “Impactos Sociais da Reforma da Previdência”); Décio Bruno Lopes, auditor-fiscal da Receita Federal,  vice-presidente de assuntos da Seguridade Social da ANFIP  (“Déficit ou Superávit Previdenciário – Os cálculos da ANFIP”) e Alan da Costa Macedo, coordenador geral do SITRAEMG e professor e coordenador de cursos de Extensão e Pós-Graduação do IEPREV (“Reformas da Previdência e a necessidade de reorganização das forças sindicais junto ao Parlamento”). Todos eles foram agraciados com uma placa de agradecimento e uma cesta de brindes. Para informações sobre o currículo completo dos palestrantes, clique AQUI.

img_8657
Servidores superlotaram o salão de eventos do Intercity Hotels, em Belo Horizonte, para participar do Grande Encontro – Fotos: Gil Carlos

A mesa de abertura do evento foi composta pelos coordenadores gerais do Sindicato Alan da Costa Macedo e Igor Yagelovic; pelo advogado da COBAP, Guilherme Portanova; pelo economista da Auditoria Cidadã da Dívida Rodrigo Ávila, também na condição de representante da Frente Parlamentar em Defesa da Auditoria da Dívida Pública; e o advogado Alessandro de Andrade, representante da Subseção da OAB de Januária (MG).

img_8569
Integrantes da mesa de abertura: Rodrigo Ávila, economista da Auditoria Cidadã da Dívida; Igor Yagelovic, coordenador geral do SITRAEMG; Guilherme Portanova, advogado da COBAP; advogado Alessandro de Andrade, da OAB de Januária; e o também coordenador geral do Sindicato Alan da Costa Macedo

Ao dar início ao evento, o coordenador geral do SITRAEMG Alan da Costa Macedo explicou que o SITRAEMG decidiu promover o Grande Encontro sobre Reforma da Previdência porque vislumbrou a necessidade de sua realização, trazendo estudiosos do assunto para as palestras, com vistas a preparar melhor os servidores para irem para as ruas, e depois fazer um trabalho de corpo a corpo com os parlamentares para mostrar a eles que os servidores estão acompanhando o voto de cada um deles. “Nosso objetivo é mostrar que partiu de Minas esse trabalho despartidarizado”, anunciou. Afirmou, também, que a busca do apoio da OAB teve como objetivo ter ao lado uma instituição tão forte como essa na luta contra a reforma da previdência. “Chegou a hora de somarmos forças para impedir que o governo tente implementar contra nós, servidores (a reforma da previdência e outros medidas de um pacote de maldades que tem como carro-chefe a PEC 241/16), assim como fizeram os governos anteriores”, concluiu. O também coordenador geral Igor Yagelovic agradeceu a presença de todos. O advogado Gulherme Portanova, afirmando que toda crise é apartidária, lembrou que todos os governos quiseram ( e conseguiram) fazer reformas na previdência e adiantou que a sua palestra teria sua crítica técnica e apartidária a às mesmas. Rodrigo Ávila afirmou que a dívida pública “está por trás de toda crise” e agradeceu as entidades que colaboram na divulgação da Auditoria Cidadã da Dívida. “Estamos aqui para aprender e nos preparar ainda mais para defender os nossos direitos como cidadãos”, ressaltou o advogado Alessandro de Andrada.

Ao final, conforme previsto na programação, os participantes apresentaram propostas para o Plano de Lutas contra as medidas que estão sendo propostas pelo governo prejudiciais ao serviço público, os servidores e trabalhadores da iniciativa privada. Todas elas serão organizadas pela assessoria jurídica do Sindicato, votadas na assembleia geral extraordinária convocada para a próxima quinta-feira, 20/10 (detalhes AQUI), e algumas encaminhadas à Fenajufe.

Elogios à iniciativa e agradecimentos do SITRAEMG

O evento reuniu servidores do Judiciário Federal Federal – incluindo os coordenadores do SITRAEMG Alan da Costa Macedo, Igor Yagelovic, Henrique Olegário Pacheco, Sandro Luis Pacheco e Vilma Oliveira Lourenço – e de outras categorias do serviço público e da iniciativa privada, além de advogados e estagiários em Direito. A iniciativa do SITRAEMG, com o apoio de entidades parceiras, de promover um debate específico sobre a Reforma da Previdência, foi bastante elogiada por palestrantes, debatedores e representantes de instituições e entidades convidadas, pela organização do evento e pela riqueza das palestras e temas debatidos.  Foi destacada, inclusive, pelo coordenador geral Alan da Costa Macedo, a presença de um trabalhador do setor de vidraçaria que disse ter tomado conhecimento do Grande Encontro pelo Facebook. Aí, decidiu se inscrever e participar, e elogiou a iniciativa e dizendo que vai propor a discussão sobre o tema no âmbito de sua categoria. O coordenador geral Alan da Costa Macedo também relatou ter recebido solicitações de outras entidades para que o SITRAEMG e seus parceiros no Grande Encontro colaborem com as mesmas na organização de encontros sobre o tema em seus respectivos estados ou bases sindicais e associativas.

Macedo também agradeceu o importante apoio dado pela TV Band, através do programa Agenda Minas, com o qual o Sindicato mantém parceria. O jornalista Rogério Reis permaneceu no local durante todo o evento, filmando e fazendo entrevistas a serem exibidas em edições próximas.

img_8830
Parte dos participantes comemorando unidos, ao final, o sucesso do evento

Outras presenças prestigiosas registradas, com algumas das personalidades compondo as mesas de debates: Gerardo Alves Lima Filho e Marcelo de Melo Ferreira, coordenadores da Fenajufe; Antônio César Amaral Medina e Gabriel Angeramis Vargas Goulart, coordenadores do Sindjufe/MS; Wilmar Carregozi Miranda, presidente do Sinpojufes/ES; Charles da Costa Bruxel, presidente do Sindissétima/CE; Eduardo de Souza Maia, presidente do Sindsemp/MG; Sandra Margareth Silvestrini de Souza, presidente do Serjusmig; Igor Leandro Teixeira, diretor geral do Sindojus/MG; e os filiados do SITRAEMG Cassius Drumond (presidente da Asttter), Hélio Ferreira Diogo (presidente da Assojaf/MG) e José Francisco Rodrigues (coordenador do Núcleo Mineiro da Auditoria Cidadã da Dívida); representantes de outros sindicatos e associações e de subseções da OAB. Também foi registrado o recebimento de mensagens de apoio à iniciativa do SITRAEMG de realizar o evento, enviadas pelo senador Paulo Paim (PT/RS), pelo deputado Eduardo Barbosa (PMDB/MG) e pelo presidente do Mosap, Edson Guilherme Haubert.

Indignação com incoerência e arbitrariedades do TJMG

Um depoimento da presidente do Serjusmig, Sandra Silvestrini, deixou indignados os participantes do evento em relação a medidas arbitrárias tomadas pela Justiça estadual mineira contra ela e 10 colegas servidores por protestarem diante de decisão da administração do TJMG de conceder reajuste de 11% aos seus desembargadores e juízes, no ano passado, enquanto negava o cumprimento da data-base de seus servidores. A dirigente sindical está sendo processada por ter denunciado na mídia essa postura do tribunal e os 10 servidores sofrem processos administrativos por terem compartilhado reportagem da revista Época com depoimento de Sandra Silvestrini.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags