Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Governo divulga nova tabela de contribuição previdenciária para 2024

Compartilhe

Em 12 de janeiro, foi publicada a Portaria Interministerial nº 2 com a nova tabela de contribuição previdenciária, que atinge o regime geral (RGPS) os regimes próprios (RPPS), incluindo os servidores do Poder Judiciário da União.

A atualização das alíquotas de contribuição previdenciária altera o desconto de todos os servidores ativos. Também são alteradas as contribuições dos (as) aposentados (as) e pensionistas cujos benefícios ultrapassem o teto do RGPS (R$ 7.786,02).

A nova tabela tem vigência a partir deste mês e os novos descontos entrarão nos contracheques a partir de fevereiro, retroativos a 1º de janeiro.

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), trata-se de uma atualização dos valores das bases de contribuição, devido ao novo valor do salário-mínimo. Não há, portanto, alteração nas alíquotas de contribuição.

A portaria também reajusta em 3,71% os benefícios dos (as) servidores (as) aposentados pelas regras do Regime Geral e que recebem acima de um salário-mínimo. O percentual corresponde à inflação acumulada entre janeiro e dezembro de 2023, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Veja a tabela

Desconto é progressivo

O cálculo das alíquotas é feito considerando as faixas salariais, de forma progressiva. A remuneração é fatiada, conforme a tabela acima, e cada fatia tem uma alíquota diferente de contribuição. O recolhimento total corresponde à soma dos valores apurados nessas faixas.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags