Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Frente Parlamentar do Serviço Público aprova ações contra nova proposta de reforma administrativa

Ponto imediato da campanha é impedir que a PEC da nova proposta, anunciada na quinta-feira (2), sequer tramite na Câmara dos Deputados
Compartilhe

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público liderará uma campanha para que os defensores do conjunto de propostas de reforma administrativa divulgada na quinta-feira, 2 de outubro, não consigam as 171 assinaturas de deputados federais necessárias para que a Proposição de Emenda à Constituição (PEC), o principal dos três textos legislativos propostos, inicie tramitação na Câmara dos Deputados.

Essa foi uma das deliberações dos parlamentares e representantes de entidades sindicais que participaram da live da Frente realizada no domingo, 5 de outubro, pelo Youtube.

A Frente também reivindicará a realização de audiências públicas para debater a reforma na Câmara e em assembleias legislativas estaduais, e de audiência com representante Ministério da Gestão e Inovação (MGI). O movimento se articulará pela publicação de nota oficial de parlamentares progressistas informando que tomaram conhecimento do texto pela imprensa.

Na live de domingo, Sérgio Ronaldo, secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), denunciou que o deputado Pedro Paulo (PSD/RJ), que coordenou o Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do texto da reforma, utilizou indevidamente o nome do GT para legitimar a proposta, sem participação coletiva.

Representantes da central sindical A Pública acusaram Pedro Paulo de falsear informações em meios de comunicação, alegando que houve diálogo com servidores, o que não ocorreu.

O deputado Fernando Mineiro (PT/RN) alertou que a proposta vai além de uma reforma administrativa, pois prevê uma alteração profunda da estrutura do Estado brasileiro, centralizando o poder no Executivo.

A secretária executiva da Frente, Patrícia Coimbra, ressaltou a importância da mobilização digital como instrumento eficaz de pressão política, e convidou todos os presentes a acessarem o Observatório da Reforma Administrativa (veja aqui).

Iniciativa da Frente, o Observatório foi fundamental no combate à proposta de reforma administrativa, a PEC 32/2020, que acabou sendo “congelada” graças à mobilização dos servidores e da sociedade.  A ferramenta permite filtrar parlamentares por estado, partido e nome, oferecendo links diretos para contato e pressão.

O Sitraemg é uma das entidades apoiadoras da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público e está sempre presente nos debates e eventos por ela promovidos.

Com informações da Frente

Leia mais: Sitraemg de olho na nova proposta de reforma administrativa da Câmara dos Deputados

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags