Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Frei Betto ministra palestra no SITRAEMG dia 21 de abril, próximo sábado

Compartilhe

Anote esses detalhes na sua agenda: dia 21 de abril, data em que se relembra a Inconfidência Mineira, haverá palestra de Frei Betto, das 9h30 às 12h, no auditório do SITRAEMG (Rua Euclides da Cunha, 14, Prado, Belo Horizonte-MG). Jornalista, escritor e aliado de primeira hora das causas sociais e ambientais, o palestrante abordará o tema “Rio + Todos – A participação da sociedade civil na Cúpula dos Povos”. Aos interessados, o SITRAEMG sugere confirmar a presença antes, pelo telefone (31) 4501-1500, com Margareth. O evento será transmitido em tempo real pela Rádio Web SITRAEMG – clique aqui para sintonizar.

A Cúpula dos Povos na Rio + 20 é um encontro organizado pela sociedade civil global que acontecerá de 15 a 23 de junho no Aterro de Flamengo, no Rio de Janeiro, paralelamente a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20. Estes eventos acontecerão vinte anos após a Eco-92, de onde surgiram resoluções importantes na área socioambiental no mundo, como a Agenda 21 e a Carta da Terra.

A sociedade civil brasileira e mundial tem um papel decisivo na solução dos problemas causados pela crise de meio ambiente global. A Cúpula dos Povos será uma oportunidade de unir cada vez mais a população mundial para que todos nós conquistemos nosso direito a uma melhor qualidade de vida e meio ambiente sadio para todos.

Participe deste debate com Frei Betto, escritor comprometido com a conquista da justiça socioambiental na América Latina e em todo mundo.

Currículo

Foto: reprodução internet

Frade dominicano e escritor, ganhou em 1982 o Jabuti, principal prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, por seu livro de memórias Batismo de Sangue. Em 1986, foi eleito Intelectual do Ano pelos escritores filiados à União Brasileira de Escritores, que lhe deram o prêmio Juca Pato por sua obra “Fidel e a religião”. Seu livro A noite em que Jesus nasceu (Editora Vozes) ganhou o prêmio de “Melhor Obra Infanto-Juvenil” de 1998, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Em 2005, o júri da Câmara Brasileira do Livro premiou-o mais uma vez com o Jabuti, agora na categoria Crônicas e Contos, pela obra “Típicos Tipos – perfis literários” (Editora A Girafa). Em 2011, seu romance policial Hotel Brasil está entre as dez obras finalistas do Prêmio Jabuti, no quinto lugar.

Foi coordenador da ANAMPOS (Articulação Nacional de Movimentos Populares e Sindicais), participou da fundação da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e da CMP (Central de Movimentos Populares). Prestou assessoria à Pastoral Operária do ABC (São Paulo), ao Instituto Cidadania (São Paulo) e às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Foi também consultor do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Em 2003 e 2004 atuou como Assessor Especial do Presidente da República e coordenador de Mobilização Social do Programa Fome Zero. Desde 2007 é membro do Conselho Consultivo da Comissão Justiça e Paz de São Paulo. É sócio fundador do Programa Todos pela Educação. (Fonte: www.freibetto.org)

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags