O Sitraemg parabeniza o filiado Túlio Manoel Lelles de Siqueira por mais um destaque recebido pelo brilhante artigo de sua autoria intitulado “Trabalho Escravo em Pleno Século XXI: Difícil Acreditar!”.
Desta vez o texto foi publicado na edição da Revista do TRT10, entre as páginas 268 e 284.
Antes, o conteúdo já havia sido publicado no livro didático “Passaporte – Linguagens e suas Tecnologias”, da Língua Portuguesa, direcionado a alunos do terceiro ano do ensino médio.
Servidor da Justiça do Trabalho, Túlio é lotado na biblioteca do TRT3 em Belo Horizonte.
O artigo
O artigo traz dados atualizados do trabalho escravo contemporâneo no Brasil, de 1995 a 2023, consultados no site “Observatório do Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas”, e faz uma abordagem que perpassa o Direito do Trabalho e o Direito Penal.
Destaca a famosa Lista Suja, que evidencia nomes de empresas denunciadas pala prática do trabalho escravo, além de nomes de personalidades que perderam suas vidas por denunciarem crimes nessa seara e lutarem pela dignidade da pessoa humana, como o brasileiro Chico Mendes e a norte-americana Dorothy Stang.
O autor usa como referências autores renomados em publicações sobre o tema, como os professores Maurício Godinho Delgado (ministro do TST), Márcio Túlio Viana (desembargador aposentado do TRT3), Ricardo Rezende Figueira, Jairo Lins de Albuquerque Sento-Sé e Hebe Mattos (historiadora).
Baseia-se, ainda, em matérias veiculadas no Brasil de Fato, na Agência Brasil, na Agência Senado e nas publicações do Sitraemg, além de outros jornais e portais de notícias.
Confira:
Leia mais:
Assessoria de Comunicação
Sitraemg