“A função do diretor de base é de fundamental importância para a categoria”. Essa é a avaliação da filiada Iclemir Costa sobre o papel desempenhado pelos filiados, como representantes do Sitraemg, dentro dos locais de trabalho.
Iclemir fala com a autoridade de quem já exerceu a função por diversas vezes. Antes, como servidora do TRT3 em Teófilo Otoni. Atualmente, na condição de aposentada.
Ela explica que é o diretor de base que possibilita aos colegas de trabalho se inteirarem de forma mais ampla sobre as questões de interesse da categoria. Isto porque ele está mais próximo que o sindicato, com o qual mantem relação estreita nessa condição.
Possibilita-lhes, também, conhecerem seus direitos e se inserirem nas lutas pela manutenção destes e por novas conquistas.
Ela conta que, quando ainda estava em atividade, reunia-se frequentemente com os colegas, para se articularem.
Como diretora de base, ela dava informes, ouvia queixas e demandas, e procurava sanar dúvidas. Quanto não tinha respostas, procurava se informar para responder posteriormente. Para se manter informada, procurava sempre estar em contato com o sindicato.
“O diretor de base tem que estar sempre atualizado, preparado para responder e sanar as dúvidas dos colegas”, diz.
Agora, como aposentada, Iclemir informa que continua indo aos locais de trabalho, e conversa com eles pessoalmente e por grupo de whatsapp.
Outro papel importante do diretor de base, segundo ela, é reforçar junto aos servidores a necessidade de se filiarem à entidade. Afirma que, quase sempre, volta a visitar os colegas em atividade e colhe pelo menos uma nova filiação.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg