O novo episódio do podcast “Prosa com Goyatá” traz 54 minutos de conversa que vai da retomada histórica do trabalho aos desafios da luta por direitos na economia digital.
O podcast é produzido pelo pesquisador do Centro de Estudos Republicanos Brasileiro (Cerbras) e da Comissão de Pesquisas Judiciárias do TRT3, Rubens Goyatá Campante, com o patrocínio do Sitraemg.
No novo programa, Goyatá passa pelas cinco fases das relações de trabalho, desde o capitalismo industrial, do século 19, até o capitalismo digital dos tempos atuais. Também avalia como as transformações no mundo do trabalho geram angústia na sociedade, sobretudo pelo avanço da tecnologia.
Novas tarefas e relações criadas pela economia digital terão, na avaliação do pesquisador, impacto sobre o futuro do trabalho. Isso ocorre tanto quando os novos modos de produção convivem com a economia tradicional, como quando a substituem e a levam a novas formas de organização do trabalho.
Exemplo do novo trabalho são as tarefas online desempenhadas pelo exército de moderadores dos chats GPT e pelos colaboradores da plataforma Amazon.
Goyatá chama a atenção para a necessidade de ampliar a percepção do que é trabalho. Também sobre a urgência de regular as novas formas de atuação profissional e de compreender a organização para a conquista de direitos em relações que giram em torno da economia de plataformas.
Ouça aqui o podcast
Leia mais
Podcast “Prosa com Goyatá” debate a Inteligência Artificial
Assessoria de Comunicação
Sitraemg