A greve dos servidores do Judiciário Federal pelo Plano de Carreira começou quente, nesta segunda-feira, 30 de junho, com o ato realizado, desde as 10 horas da manhã, em frente ao fórum trabalhista de Belo Horizonte.
O coordenador-executivo do Sitraemg David Landau, que conduziu a manifestação, convidou os servidores do prédio da Justiça do Trabalho para se juntarem aos colegas que já estavam presentes e conversarem mais detalhadamente sobre o pleito da categoria e os últimos informes vindos de Brasília (DF).
David Laudau reiterou que a greve tem o propósito de pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a sinalizar de forma concreta pela abertura de negociação por um reajuste emergencial e a proposta de PCCs aprovada, em âmbito nacional, pela categoria.
Álbum de fotos:
Landau também relatou que há uma proposta de reajuste apresentada pelo Fórum de Carreira do CNJ e acatada pelo Sindjus-DF e, posteriormente, referendada pelo Conselho Deliberativo de Entidades da Fenajufe (mais detalhes aqui).
O coordenador esclareceu, no entanto, que na Federação a proposta foi aprovada pela força política majoritária da Fenajufe, a Democracia & Luta, e que, na sua opinião, apresenta diversos “problemas”: Primeiro, porque não prevê redução do abismo salarial existente entre os cargos; segundo, porque não passou por assembleias dos sindicatos de base; terceiro, porque mantém os salários congelados até junho de 2026, quando o reajuste começaria a ser implementado.
Além disso, salientou, não há nada de concreto, por parte do STF, nem em relação a essa ou a qualquer outra proposta remuneratória.
Semana de greve e mobilização
O coordenador do Sitraemg conclamou os colegas a participarem da greve e dos atos desta semana, procurarem se inteirar melhor dessas discussões na assembleia geral extraordinária (AGE) de sexta-feira, 4 de julho, e aí sim, estarem devidamente abalizados para a decisão sobre os rumos do movimento grevista.
David aproveitou para orientar os colegas a não se embasarem nas informações veiculadas por grupos de Whasapp, para não ficarem “perdidos” nesse debate, mas apenas às direcionadas pelo sindicato. “Temos que fazer esse debate de forma tranquila, com unidade”, defendeu.
Vários outros servidores presentes também falaram ao microfone ressaltando a importância da adesão à greve e à participação nas mobilizações. Servidora da Justiça do Trabalho e filiada ao Sitraemg há 12 anos, Rose Carvalho disse que só veio a se conscientizar sobre a importância de participar das lutas neste ano, quando se atentou para o abismo salarial que existe entre os cargos. “É importante a gente participar para saber o que está acontecendo”, afirmou.
O coordenador Nelson da Costa Santos Neto avaliou que não há mais espaço para os servidores ficarem cumprindo metas enquanto os magistrados puxam para si quase todo o orçamento do judiciário. “É hora de fazermos a greve, por quantos dias forem necessários. Temos que lutar pelo nosso PCCS até o fim”, convocou.
A servidora Adriana Araújo, da Justiça Federal em Belo Horizonte, defendeu a construção da unidade como única forma de alcançar a empatia que conduza a categoria ao êxito no seu objetivo: o Plano de Carreira.
Reunião virtual na quarta-feira (2)
Além de servidores da Capital, também compareceram animadas caravanas oriundas de Contagem e da Vara do Trabalho de Betim. Um dos integrantes da caravana de Contagem, o coordenador executivo do sindicato Carlos Cabeça aproveitou para antecipar o convite para uma “mini live” que será realizada às 9h30 da manhã de quarta-feira, 2 de julho. Todos estão convidados. Veja o link: https://us06web.zoom.us/j/82172276604?pwd=AaY1beYJmY9R22dJL9Pa6QGh1IzHOX.1
Na reunião virtual, os servidores irão conversar com os demais colegas do estado para reforçar o chamado a todos e todas para aderirem à greve e participarem efetivamente dos atos e concentrações.
Atos no interior
Ainda pela manhã desta segunda-feira (30), houve concentração dos servidores da Vara do Trabalho de Caratinga. No início da tarde, houve ato em frente ao fórum trabalhista de Juiz de Fora.



Próximos atos programados para BH
• Terça-feira (01/07), às 13h: TRE Av. Prudente 100, Cidade Jardim
• Quarta-feira (02/07), às 13h: Justiça Federal Av. Álvares Cabral, 1.741, Santo Agostinho
• Quinta-feira (03/07), às 13h: TRE Prudente 100, Cidade Jardim
• Sexta-feira (04/07), às 13h – Ato e AGE: TRT Av. Getúlio Vargas, 225, Funcionários
Assessoria de Comunicação
Sitraemg