A contribuição da era digital no trabalho realizado pelo Judiciário Federal esteve em pauta nas palestras que ocorreram na parte da tarde desta sexta-feira, 21/09, durante o IV Encontro Estadual dos Oficiais de Justiça. O Oficial de Justiça do TRT/MT e Presidente do Sindicato do Judiciário do Mato Grosso, Pedro Aparecido Souza, falou sobre o processo de digitalizaçao dentro do Poder Judiciário, com o tema “As atribuições do Oficial de Justiça Avaliador Federal perante a digitalização processual”.
Segundo ele, a meta é que em 2012 não haja mais processos em papel, e sim na mídia eletrônica, em toda a rede Web. Isso facilitará o acesso aos processos, agilizando o trabalho dos oficiais e juízes onde quer que se encontrem, conforme argumentou. O palestrante foi questionado sobre a segurança dos processos enquanto são digitalizados e respondeu que os documentos em papel só serão eliminadas depois de julgados. Com isso, não haverá risco de perder qualquer informação. Ele garante que toda a sociedade lucrará com esta mudança, uma vez que os processos ficarão disponíveis à todos. E complementa: “estamos na era digital e temos que nos adequar a ela, temos que dominar a informação, senão, ela nos dominará”, argumentou.
Ronildo Antônio Freitas, Oficial de Justiça do TRT da cidade de João Monlevade, ressaltou a importância da conscientização dos servidores sobre a visão da digitalização como algo presente no cotidiano da profissão. Sônia Peres, presidente do SITRAEMG ficou satisfeita com o resultado do evento. De acordo com ela, os assuntos tratados pelos palestrantes foram totalmente voltados às funções do dia-a-dia dos oficiais. A presidente também destacou a participação dos servidores no evento. Cerca de 70 servidores da capital e do interior participaram das palestras no período da tarde.