Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Empossada ontem a nova diretoria TRE-MG

Compartilhe

O coordenador executivo do SITRAEMG Fernando Guetti representou o SITRAEMG na solenidade de posse dos novos presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. A solenidade foi realizada na tarde de ontem, 7, no auditório do Tribunal, à Avenida Prudente de Morais, 320, Cidade Jardim – BH.

O desembargador Wander Paulo Marotta Moreira assume a Presidência do Tribunal substituindo o desembargador Antônio Carlos Cruvinel, que encerra seu biênio como integrante efetivo do Tribunal. Na vice-presidência e corregedoria, assume os cargos o desembargador Geraldo Augusto de Almeida. Marotta exerceu, desde julho de 2012, a vice-presidência e a corregedoria do Tribunal, durante a gestão do desembargador Cruvinel como presidente.

A sessão solene foi aberta pelo então presidente desembargador Antônio Carlos Cruvinel que, após saudar os presentes, cumprimentou e parabenizou os novos dirigentes do Tribunal, destacando a integridade e experiência dos colegas. “Com certeza irão brilhar na condução dessa instituição, tão importante para os cidadãos de Minas Gerais”, disse Cruvinel, agradecendo, sobretudo, o trabalho imprescindível do desembargador Marotta enquanto vice-presidente em sua gestão. Se referindo ao desembargador Geraldo Augusto de Almeida, o novo vice-presidente, Cruvinel disse que, mesmo sendo magistrado substituto da Corte, Almeida sempre se mostrou disposto a colaborar. O ex-presidente do TRE acredita que a lealdade e perspicácia do magistrado serão um marco na gestão e distinguirá a história da instituição.

Quando tomou a palavra, após a assinatura do termo de posse, o presidente empossado, desembargador Wander Paulo Marotta Moreira, depois de agradecer os presentes, deu início ao seu discurso relembrando o surgimento da Justiça Eleitoral brasileira. Citou a deposição do presidente Washington Luiz, em 1930, episódio que encerrou a Primeira República, onde foi constatada a desmoralização do sistema eleitoral da época – “partidos que eram meros instrumentos das oligarquias regionais”, disse. Na sequencia, mencionou Getúlio Vargas que, em 1932 criou a Justiça Eleitoral, que veio a ser consolidada na Constituição de 1934, com a necessidade e na tentativa de combater a corrupção. Tema este, ainda em pauta nos dias atuais, “onde são discutidas formas de tornar o processo eleitoral menos vulnerável à fraude”, destacou Marotta.

Ao falar sobre sua próxima missão, Marotta firma o compromisso de garantir a realização de um pleito seguro e imune a fraudes, “assim como vem ocorrendo em anos anteriores”, destacou o desembargador. Parabenizou os trabalhos realizados por Cruvinel, durante os últimos dois anos e garantiu a continuidade nas atividades.  

Para encerrar seu discurso, Marotta agradeceu a todos os membros do Tribunal, juízes e desembargadores – atuais e de antes -, juízes substitutos, familiares e ao conjunto de servidores do Órgão pelo permanente apoio, com destaque a estes, para o pleno exercício de dedicação no ano eleitoral que se inicia.

Expectativa

Fernando Guetti espera que o Sindicato consiga, da nova direção do Tribunal, a participação efetiva nas tomadas de decisões e das diretrizes do Órgão. Em sua avaliação, essa “abertura” tende a melhorar cada vez mais os resultados dos trabalhos dos servidores da Casa.  Acerca da gestão que se despede do TRE, o coordenador sindical lamenta a não realização do rezoneamento dos municípios que compõem as Zonas Eleitorais. “Parecia ser um anseio de Cruvinel, mas não deu tempo de fazer”. “Inaugurações de sedes próprias de cartórios do interior, provimento de cargos de gestão com efetivos do quadro e a volta os servidores do TRE que estavam cedidos em outros órgãos da administração pública, para melhor atender a demanda do Tribunal, são algumas das ações da última gestão que merecem destaque”, disse Guetti.

Autoridades marcam presença

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas todos os integrantes da Corte, o governador Antônio Anastasia, o vice-governador Alberto Pinto Coelho e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Noronha, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Joaquim Herculano, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e o presidente da Ordem dos Advogados, Wederson Advíncula. 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags