O Sitraemg e a Unimed-BH assinaram o contrato de reajuste anual dos planos de saúde disponibilizados por meio da parceria entre as duas partes para filiados e filiadas da entidade, e familiares.
A operadora de saúde acatou a segunda contraproposta apresentada pelo sindicato que prevê, pela primeira vez, índices diferenciados para os planos: 7,2% para o Unimax e 6,06% para o Unipart e para o odontológico. Os novos valores começam a valer a partir de 1º de setembro. Porém, devido o desconto em folha será feito no mês de outubro, incluindo o retroativo ao mês anterior.
Etapas das negociações
Como de praxe, as tratativas foram marcadas por intensas rodadas de negociações. Foram várias as reuniões do Sitraemg com a Unimed, para se chegar a um contrato satisfatório para ambas as partes, principalmente por se tratar de uma carteira com aproximadamente 3,5 mil vidas.
Do lado do sindicato, estiveram os coordenadores Alessandra Barbosa, Enilson Fonseca e Alexandre Magnus, com a contribuição da coordenadora de Convênios, Adriana Rolim, e o contratado para assessorar tecnicamente a entidade, o médico auditor Marcelo Augusto. Do outro lado, toda uma equipe atuarial com representantes da empresa.
A Unimed propôs o reajuste com índice de 11% para o plano estadual e 15% para o nacional, devido às questões de sinistralidade.
Após análise do contrato proposto pela operadora de saúde, o auditor contestou os argumentos elencados e apresentou contraproposta de reajuste linear de 6,06%, mesmo ciente dos casos de sinistralidade, mas salientando que o acompanhamento do contrato é feito trimestralmente.
A Unimed tentou insistir em índices elevados. Porém, diante dos argumentos do auditor, aceitou a proposta final de 6,06% no Unimax e 7,02% no Unipart. A diretoria do sindicato, em seu colegiado, nos moldes de praxe, aprovou a minuta e deliberou pela renovação dos contratos com esses índices.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg