O Sitraemg começou por Janaúba, na segunda-feira (14), etapa desta semana do Pé na Estrada pelo norte de Minas. Nessas visitas, o sindicato reforça a convocação aos servidores para a luta pela recomposição salarial de 19,99%.
Os coordenadores Paulo José da Silva e Alexandre Magnus estiveram nas unidades locais da Justiça Eleitoral e da Justiça Federal.
Conversando com os colegas, lembraram que os servidores de todo o país entraram em “estado de greve” em 14 de fevereiro. O alerta está previsto no calendário de mobilização conjunta dos servidores públicos federais. O calendário também inclui o indicativo de greve nacional do funcionalismo no dia 9 de março. Esse poderá ser o desfecho se o governo continuar fugindo ao diálogo sobre a pauta de reivindicações entregue pelo funcionalismo no dia 18 de janeiro.
Os representantes do sindicato também salientaram que a luta contra a PEC 32/20, da Reforma Administrativa, deve continuar. Na abertura das atividades legislativas deste ano, os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, disseram que podem colocar a proposição em votação neste ano. Antes, Lira tinha comentado que isso poderá acontecer no segundo semestre, depois das eleições, para evitar que os parlamentares se sintam intimidados com a ameaça do “se votar, não volta” e votem contra.
Se votar, não volta” é um recado aos deputados e senadores de que poderão não ser reeleitos, caso votem em matérias prejudiciais aos servidores e demais trabalhadores.
Benefícios oferecidos aos filiados
Os coordenadores do Sitraemg também falaram com os colegas sobre os benefícios a que os servidores têm direito como filiados. E destacaram a recente vitória da entidade na ação coletiva que dá direito à incorporação da GAJ ao vencimento básico.
Eles também deram informes sobre o aplicativo de convênios que garante preços e descontos vantajosos para os filiados. São 24 mil estabelecimentos e 3 mil marcas (de produtos e serviços) físicas e online em todo o Brasil (mais detalhes aqui).
Ainda em relação a convênios, destacaram a parceria com a Ecocursos (mais detalhes aqui). Por ela, são oferecidos cursos gratuitos para os filiados, que poderão servir como subídios para o adicional de qualificação e treinamento. E relataram a bem sucedida negociação da atual direção do sindicato com a Unimed. Ela resultou no “reajuste zero” para os planos de saúde da operadora (mais detalhes aqui). Essa notícia atraiu o interesse dos servidores, até mesmo dos não filiados. Confira, abaixo, as tabelas dos planos congelados aos preços de setembro de 2020:
Importância da filiação
Nas visitas de segunda-feira (14), Paulo José da Silva e Alexandre Magnus entregaram aos servidores exemplares do Boletim do Sitraemg com as últimas notícias de interesse da categoria.
Eles constataram que 100% dos servidores da Justiça Eleitoral em Janaúba já são filiados. Na Justiça Federal, defenderam a necessidade de todos se filiarem, para ajudarem a fortalecer o sindicato e as lutas da categoria. E passaram as orientações sobre como se filiarem.
Assessoria de Comunicação
SITRAEMG