Foi notícia nesta semana, em diversos meios de comunicação, a atitude do juiz Reginaldo Andrade, da 10ª Zona Eleitoral de Macapá, que realizou um ato solitário, em forma de protesto, em uma das principais avenidas da cidade. A manifestação foi contra os escândalos de corrupção que aconteceram nos últimos anos no país.
Para chamar a atenção da sociedade quanto aos desafios que o país enfrenta, de acordo com as reportagens, o magistrado montou uma espécie de gabinete em frente ao Fórum da capital amapaense e lá, durante seu discurso, disse que estava na rua para levar uma ação afirmativa do Judiciário e que garantiria os direitos do povo daquele estado.
A ministra do TSE Nancy Andrighi, durante sessão do CNJ, do dia 18, lamentou o caso, informando que a “situação no Estado é tão ‘calamitosa’, que levou um juiz a arrastar sua mesa até uma das principais avenidas”, aponta a reportagem do site “Migalhas”. Na avaliação do presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, o magistrado cometeu uma séria quebra de decoro ao levar para a rua, a toga, que em sua avaliação é algo de mais sagrado para um juiz.
Nancy Andrighi, na qualidade de corregedora, informou que já está de posse das imagens e vai tomar as medidas cabíveis.