Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Em conversa com o SITRAEMG, ministra Carmen Lúcia reafirma apoio ao PCS

Compartilhe

Em visita a Minas, a presidente do TSE veio conversar com juízes e chefes de cartórios sobre as eleições deste ano – após a reunião de trabalho, ela conversou com a coordenadora do SITRAEMG sobre o PCS

A presidente do TSE, ministra Carmen Lúcia Rocha, conversa com servidores no auditório do TRE (acima). Abaixo, a coordenadora-geral do SITRAEMG, Adriana Corrêa Valentino, em sua intervenção durante a reunião de trabalho (Fotos: Janaina Rochido)

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral – TSE ministra Carmen Lúcia Rocha, esteve no auditório do TRE-MG em Belo Horizonte na tarde desta sexta-feira, 25, para uma reunião de trabalho com juízes e chefes de cartórios sobre as eleições deste ano. O SITRAEMG esteve presente por meio de uma faixa reivindicando seu apoio à luta pela aprovação do PL 6613/09, o PCS da categoria, e pela presença de sua coordenadora-geral Adriana Corrêa Valentino, que é também chefe de cartório na cidade de Contagem, na região metropolitana da capital.

À frente de um auditório lotado de juízes eleitorais e servidores da Casa, Carmen Lúcia ressaltou a confiança do brasileiro na Justiça Eleitoral – o 3º poder em quem eles mais confiam, segundo pesquisa citada pela ministra – e disse que sua meta é visitar todos os tribunais eleitorais este ano. Tendo em vista as possíveis dificuldades no processo eleitoral de 2012 trazidas pela aplicação da Lei da Ficha Limpa, ela também prometeu que o TSE dará total apoio aos juízes eleitorais e aos cartórios, para que não haja sobrecarga de trabalho para ninguém.

A ministra Carmen Lúcia falou com o SITRAEMG em duas ocasiões na mesma tarde. Na primeira, durante a reunião, a coordenadora Adriana Valentino agradeceu à ministra a atenção com que ela tem recebido o Sindicato e tornou a pedi-la para apoiar o PCS dos servidores, além de uma atenção especial à isonomia entre chefes de cartórios da capital e do interior, bandeira antiga do Sindicato. Em resposta, Carmen Lúcia ressaltou que sempre manteve as portas de seu gabinete abertas para a categoria, mesmo quando ainda era somente ministra do Supremo Tribunal Federal – STF, porque “são eles [os servidores] que fazem a eleição”. Sobre o reajuste salarial, a ministra disse aos presentes que, “infelizmente, não é o Judiciário quem tem a ‘chave do cofre’, mas, no que depender de mim, estou empenhada em apoiar”.

Em um segundo momento, após o evento, Adriana Valentino e a ministra novamente conversaram sobre as questões expostas no auditório. Mais uma vez, Carmen Lúcia disse que está empenhada e considera o pleito dos servidores justo e necessário. Após destacar as dificuldades no processo – que os servidores já conhecem e acompanham pela imprensa sindical –, ela afirmou estar otimista quanto às negociações pelo PCS e disse que os trabalhadores podem sempre contar com ela.

Adriana Valentino e a ministra Carmen Lúcia conversam após a reunião, durante um café para convidados: no que depender dela, servidores podem sempre contar com seu apoio (Foto: Janaina Rochido)

Esta é a terceira vez que a ministra Carmen Lúcia Rocha recebe o SITRAEMG neste ano. A primeira, em 27 de janeiro, quando era ainda ministra somente do STF, e a segunda em 14 de maio, quando ela conversou com as coordenadoras Lúcia Maria Bernardes de Freitas e Adriana Valentino em seu gabinete em Brasília. Em todas, o PCS foi a principal pauta da conversa.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags