A sede do SITRAEMG foi o local escolhido em Belo Horizonte no último domingo, 10 de abril, para receber a comunidade peruana nas eleições para presidente e membros do parlamento daquele país. Ao todo, 170 pessoas passaram pelo Sindicato, com um total de 110 votantes – o restante não pode votar devido a questões de documentação ou por não estarem relacionados no rol de eleitores.
O cônsul peruano no Rio de Janeiro, ministro conselheiro Augusto Bazán, esteve presente durante todo o período do pleito, das 8h às 16h, acompanhando o processo e tirando dúvidas dos votantes. Tudo ocorreu com tranquilidade e dentro do planejado, de acordo com informações do consulado.
Segundo informações da imprensa peruana, até agora, com 43% dos votos apurados, o candidato nacionalista Ollanta Humala está liderando o primeiro turno das eleições presidenciais. Humala tem 27% dos votos apurados até o momento, enquanto o ex-primeiro-ministro Pedro Pablo Kuczynski conta com 23,6% e a candidata conservadora Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, tem 21,8% dos votos.
O resultado do segundo turno é incerto: apesar da liderança nos votos, Humala conta com grande rejeição por parte do eleitorado, que critica sua proximidade com o presidente venezuelano. O pleito de domingo, um dos mais disputados da história recente do Peru, definirá o sucessor do presidente Alan García e a nova composição do Parlamento.
Com informações do UOL.