Ocorreu na última quarta-feira, 7 de julho, a solenidade de oficialização da posse dos juízes federais Itelmar Raydan Evangelista e Guilherme Mendonça Doheler nas funções de diretor e vice-diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais para o biênio 2010-2012. O evento, realizado em Belo Horizonte, foi conduzido pelo presidente do Tribunal, Olindo Menezes. A solenidade de oficialização de posse trata-se, na verdade, de ratificação dos termos de exercício já assinados pelos novos diretores e vice-diretores de foro no dia primeiro de julho, data que iniciaram, efetivamente, os trabalhos administrativos nas seccionais, com mandato de dois anos.
O juiz federal João Batista Ribeiro despediu-se da Diretoria do Foro lembrando as palavras que pronunciou ao assumir a Administração da seccional mineira, em julho de 2009, e o propósito de fazer um trabalho marcado pela serenidade e harmonia. Em seguida, lembrou os projetos cumpridos, como a central de perícias – no âmbito dos Juizados Especiais Federais – e a inauguração da 33.ª Vara Federal e das novas instalações da Subseção de Montes Claros. Em contrapartida, lembrou que deixa para o sucessor a sequência de luta para implantação de vários processos que já se encontram devidamente encaminhados perante órgãos competentes. “Essa situação, confesso, não deixou de gerar um pouco de frustração, mas no exercício do cargo tive oportunidade de aprender que as necessidades são muitas em função do volume crescente das demandas, e a realidade orçamentária exige contenção” desabafou.
O novo diretor do foro, Itelmar Raydan Evangelista, fez um breve relato de seus 13 anos de experiência como juiz federal em Minas Gerais. “Tempo curto, mas de muitas mudanças para a Justiça Federal – mudanças que representam e representarão, até que ultimadas, um tijolo a mais na edificação da tão sonhada cidadania plena, abrindo caminho para que mais jurisdicionados tenham a oportunidade de obter solução para suas angústias, quando submetidas à apreciação judicial”. Em seguida, o novo diretor do foro falou das transformações que a Justiça está passando, como a irreversível virtualização do processo e da prestação jurisdicional, e previu que muito mais serão os avanços diante da nova perspectiva para a administração da Justiça.
Ao finalizar seu discurso, lembrou que estará de portas abertas para magistrados, servidores, instituições públicas e cidadãos que procurarem pela Administração do Foro e pelo que a ela couber realizar.
O presidente Olindo Menezes assumiu o compromisso de apoiar o diretor do foro da seccional mineira na nova atribuição e lembrou estratégias importantes para se fazer uma boa administração na Justiça Federal. Entre elas, a política de valorização dos servidores, o contato com representantes dos outros poderes, o bom relacionamento com os outros magistrados e as visitas ao interior para ouvir as subseções.
Presenças ilustres – Também estiveram presentes à solenidade o presidente da Academia Mineira de Letras Jurídicas, ministro do STJ Adhemar Ferreira Maciel, o vice-presidente do TRF, Amilcar Machado, e os desembargadores federais aposentados Antônio Sávio de Oliveira Chaves e Luiz Gonzaga Barbosa Moreira.
Homenagens – O servidor Hebe-Del Kader, representando os oficiais de justiça avaliadores federais de Minas Gerais, entregou placa de homenagem ao juiz federal João Batista Ribeiro, que deixou a Diretoria do Foro.
O novo diretor, Itelmar Evangelista, recebeu placa de homenagem da 20.ª Vara Federal daquela seccional, entregue pela servidora Tânia Cardoso Spycer Prates.
Assessoria SITRAEMG com informações da Assessoria de Comunicação Social – Tribunal Regional Federal da 1.ª Região