O 1º Encontro da Polícia Judicial do PJU em Minas Gerais foi encerrado com uma dinâmica sobre as “Contribuições da Ergonomia na atividade de trabalho dos Agentes”. O encontro foi realizado pelo Sitraemg no dia 4 de dezembro, em Belo Horizonte.
A dinâmica contou com uma palestra em vídeo feita por Fernanda Freire Fonseca, servidora da Secretaria de Saúde do TRT-3. Fisioterapeuta, Fernanda é especialista em saúde do idoso e mestre em Saúde Coletiva pela Fiocruz, onde pesquisa Saúde e Trabalho.
No vídeo, Fernanda explicou que a ergonomia é uma ciência que busca entender a relação do homem com as condições de trabalho, estabelecendo normas para melhorar esse relacionamento.
- Veja o vídeo no canal do Sitraemg no Youtube: https://youtu.be/QFGFEe8mGko
Ela ainda traçou comparações conceituais entre trabalho e atividade de trabalho, e saberes constituído e investido.
A especialista explicou que trabalho é um conjunto de tarefas pré-estabelecidas por normas. Já a atividade de trabalho é a assimilação do trabalho de acordo com o entendimento de cada um. Por isso, as normas estarão sempre sujeitas a serem rediscutidas e até modificadas, para se adequarem à realidade de cada trabalhador.
No caso dos saberes, explicou a diferença entre o constituído e o investido. O saber constituído é aquele que se aprende nos livros, cursos, leis, resoluções. Já o saber investido é adquirido com a experiência. “Ele preenche o vazio entre o trabalho prescrito e o trabalho real”, explicou.
“Mesmo que existam prescrições, é no saber que o trabalho vai emergir. Os servidores devem compartilhar os saberes da experiência para auxiliar o coletivo a compreender os problemas do trabalho real e quais estratégias estão disponíveis para superar esses problemas”, defendeu.
Atividade presencial
Como parte da dinâmica proposta pela fisioterapeuta, foram formados dois grupos de agentes para debaterem as relações de trabalho a partir da experiência de cada um.
A profissional também deixou aberto o canal de diálogo para os agentes que eventualmente tenham dúvidas sobre o tema abordado. O contato pode ser feito pelo e-mail: ffonseca@trt3.jus.br
Assessoria de Comunicação
Sitraemg