No dia 21 de março, foi celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down e também o Dia Internacional contra a Discriminação Racial. Data importante que representa a igualdade, a inclusão e o respeito pelo próximo.
Dia Internacional da Síndrome de Down
A Síndrome de Down é uma alteração genética ocorrida na fase de formação fetal, que pode resultar em comprometimento intelectual e motor, além de características peculiares aos pacientes da doença, como olhos oblíquos e rosto arredondado. A data faz alusão à síndrome que é causada quando há uma divisão celular anormal que resulta em material genético extra, ou seja, em um terceiro alelo do cromossomo 21, e lembra a importância da inclusão e do acolhimento da sociedade.
Dia Internacional contra a Discriminação Racial
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem origem no “Massacre de Shaperville”, ocorrido em 21 de março de 1960, quando cerca de vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul. Infelizmente, o preconceito e discriminação racial são sentidos em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. O Dia Internacional contra a Discriminação Racial reforça a luta contra o preconceito racial em todo o mundo.
“O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças”.
Augusto Cury