“A vida do oficial de justiça é um desafio constante tanto nas estradas como nos locais onde vão cumprir os mandados. Nunca se sabe o que espera: tráfego intenso, as tempestades e o humor das pessoas que recebem nem sempre são os melhores. Nas zonas rurais, corre-se o risco até com animais ferozes”. Esse é o relato do Oficial de Justiça do TRT Marcus Vinícius Félix, que exerce o cargo há 26 anos.
Em 25 de março, é comemorado o Dia Nacional do Oficial de Justiça. Assim como Marcus Félix, diversos oficiais do poder judiciário federal trabalham, diariamente, driblando adversidades, com dedicação, para fazer a justiça se concretizar.
Para o oficial da justiça do trabalho os desafios para exercer o cargo são grandes. Ele destaca que é necessário adquirir um veículo apropriado, não para uso pessoal, mas para colocá-lo à disposição do Tribunal que está prestando serviços. “O oficial compra o veículo ou aluga, sem esquecer que o carro é para chegar em locais com estradas de chão de todos tipos”, comentou.
Marcus Félix também ressalta fatores que tornam a realidade dos profissionais penosa: “são altos os custos de manutenção do veículo, hoje ainda mais elevado pela acentuada perda do poder aquisitivo e falta da reposição salarial, como também da Indenização de Transporte. É preciso arcar até com a despesa de pedágio.”
Para ele o teletrabalho é outro desafio, pois é necessário arcar com todas as despesas para realizar as demandas.
“Ao cumprir mandados virtualmente é necessário, muitas vezes, trabalhar como detetive para obter os dados eletrônicos dos destinatários, pois nem sempre constam nos mandados”, disse.
Outro ponto é o tempo para pesquisas na internet e dados arquivados com certidões, que é expressivo e desconsiderado pelos tribunais no cômputo do prazo para o seu cumprimento.
“As lutas e os desafios são enormes, mas com a união dos oficiais em suas organizações sindicais, associativas e em grupos de oficiais de justiça em aplicativos de redes sociais é possível amenizar e encontrar soluções viáveis e proveitosas aos que estão nesse cargo”, acredita Marcus Félix.
Nesta data, a direção do Sitraemg parabeniza cada oficial e oficiala de justiça pelo empenho e comprometimento no cumprimento da lei e da prestação jurisdicional.
O Sindicato seguirá em defesa dos direitos da categoria, e pela valorização e reconhecimento de cada servidor (a).
Assessoria de Comunicação
Sitraemg