O dia da Consciência Negra é uma data de grande importância, porque, diferentemente do 13 de maio, ela simboliza o protagonismo dos negros na luta contra a escravidão e conseqüentemente contra o racismo. Nela recordamos a data da morte de Zumbi dos Palmares, escravo líder do Quilombo dos Palmares, que morreu defendendo sua comunidade.
No momento atual, no qual o mundo todo se volta para o debate e para o enfrentamento do racismo, com ênfase no racismo estrutural, lembramos que, no âmbito do Poder Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça aprovou a Resolução n. 351/2020, que institui a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação.
A coordenadora Rosimare Alves Ribeiro Petitjean, representante do Sitraemg no Comitê de Ética e Integridade do TRT3 (que tem como uma de suas atribuições monitorar, avaliar e fiscalizar a adoção da Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação) ressalta que: “nós do Sitraemg temos que ir muito mais além das palestras. Nosso esforço é direcionado a uma prevenção mais participativa e ,sobretudo, a uma atenção especial ao enfrentamento tanto do assédio quanto da discriminação.”
Nesse sentido o sindicato informa que as denúncias de assédio e de discriminação podem ser encaminhadas para o nosso canal de contato com os filiados, através fale conosco.
O Sitraemg convida a todos para participarem da visita na Comunidade Quilombola dos Arturos, em Contagem, no próximo dia 21/11/21.