Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Dezembro Laranja: Sitraemg abraça campanha de prevenção ao câncer de pele

Compartilhe

O câncer de pele é o mais frequente entre homens e mulheres no Brasil. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 185.380 novos casos de câncer de pele por ano para o triênio 2020/2022. Sendo 87.970 em homens e 97.410 em mulheres.

Diante da previsão de futuros casos, é preciso estar atento à importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram e em caso de feridas que não cicatrizam, em quatro semanas, merecem cuidado especial.

Esses sintomas podem indicar o câncer de pele que ocorre principalmente nas áreas do corpo expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas.

Fatores de risco
Exposição prolongada e repetida ao sol, ter pele e olhos claros, ser albino, ter vitiligo, ter histórico da doença na família e fazer tratamento com medicamentos imunossupressores.

Saiba como se prevenir
– Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h.
– Procurar lugares com sombra.
– Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas.
– Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 30, no mínimo. É necessário reaplicar o filtro solar a cada duas horas, durante a exposição ao sol, bem como após mergulho ou grande transpiração. Mesmo filtros solares “à prova d’água” devem ser reaplicados.
– Usar filtro solar próprio para os lábios.
– Em dias nublados, também é importante o uso de proteção.
– As tatuagens podem esconder lesões, portanto, merecem atenção.

Fontes: Inca e Agência Brasil

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags