As denúncias de corrupção envolvendo membros do Poder Judiciário, que têm sido pauta constante dos jornais de grande circulação no país, também foi um dos temas debatidos pelos participantes da reunião ampliada da Fenajufe, realizado no sábado, 5 de maio. No encontro, os delegados aprovaram um texto, apontando a necessidade de que haja uma apuração dos fatos e a punição dos envolvidos no suposto esquema de venda de sentenças no Judiciário.
Confira o texto aprovado pelos delegados da reunião ampliada:
“A corrupção no Judiciário
Operações da Polícia Federal e os consequentes relatos de denúncias e investigações publicados na mídia apontam para a existência de um esquema de venda de sentença envolvendo magistrados no Judiciário Federal.
Sem prejulgamentos, defendemos a apuração rigorosa dos fatos, o julgamento e a punição dos que forem responsáveis por mais este escândalo envolvendo uma alta esfera de poder neste país.
No entanto, não podemos nos furtar a alertar que, mais do que desvios individuais deste ou daquele juiz, o que ocorre não pode ser analisado desassociado do modelo de funcionamento do Judiciário.
É preciso, sim, apurar a fundo todas as denúncias e indícios já levantados. E punir os culpados. Mas é imprescindível discutir as relações de trabalho no Judiciário brasileiro, e o papel que este cumpre na sociedade, que tem que estar a serviço da justiça e da equidade social, jamais dos interesses de minorias que detém o poder econômico do país”.
Fonte: Fenajufe