Após um intenso debate realizado durante os três dias de Plenária, em Manaus, os participantes concluíram que é preciso muita unidade e luta para conquistar o Plano de Carreira e também impedir que sejam implementadas políticas que retirem direito dos servidores públicos. O último ponto votado na XV Plenária Nacional, na noite deste domingo [07], foi o calendário de mobilização, que incluem rodada de assembléias nos estados e Dia Nacional de Paralisação da categoria.
A proposta de calendário foi fechada por todas as delegações presentes na plenária e aprovada, por unanimidade, pelos delegados. O eixo central das mobilizações será a conquista do Plano de Carreira da categoria, mas também foram incluídas reivindicações dos servidores públicos, como a retirada do Congresso Nacional do PLP 92/07, que cria as fundações estatais. A Plenária também marcou uma reunião ampliada, com caráter deliberativo, para apreciar o Plano de Lutas apresentado pelos delegados e observadores.
Confira o calendário aprovado na XV Plenária Nacional, em Manaus:
15 a 26/06 – Rodada nacional de assembléias nos Estados, para discutir as mobilizações pelo Plano de Carreira.
17/06 – Dia Nacional de Lutas dos servidores federais, convocado pela Cnesf e pela bancada sindical, contra o PLP 92/07 [que cria as fundações estatais].
08/07 – Dia Nacional de Luta e Mobilização dos servidores do Judiciário Federal e MPU pelo Plano de Carreira.
09 e 10/08 – Reunião ampliada com caráter deliberativo, para apreciar o Plano de Lutas discutido na XV Plenária Nacional.
14/08 – Indicativo de paralisação pelo Plano de Carreira.