Defensor de direitos humanos poderá ter proteção

Compartilhe

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4575/09, do Executivo, que cria o Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos. O programa deverá funcionar no âmbito da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

O objetivo é prevenir a violação de direitos dos defensores, investigar as ameaças e articular políticas públicas para enfrentar a situação. Poderão ser protegidos pelo programa pessoas físicas, jurídicas ou movimentos sociais que atuem na promoção ou defesa dos direitos humanos.

O programa deverá combater toda conduta que tenha por objetivo impedir a continuidade de atividades de pessoa ou grupo na área de direitos humanos.

Atos discriminatórios

São considerados atentatórios atos contra a integridade física, psíquica, moral ou econômica e também que atinjam a liberdade cultural ou de crença ou sejam discriminatórios.

Entre as medidas que poderão ser executadas pelas instituições envolvidas no programa estão: proteção policial; transporte seguro para a continuidade de atividades; acesso às radiofrequências privativas dos órgãos de segurança pública para monitoramento e pedido de ajuda; fornecimento e instalação de equipamentos de segurança; preservação do sigilo da identidade; e ajuda financeira para a pessoa impedida de trabalhar, entre outros.

Tramitação

A proposta foi apensada ao Projeto de Lei 2980/04, do deputado Eduardo Valverde (PT-RO), que será analisado pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags