Debate no SITRAEMG esclarece categoria sobre remuneração no Judiciário e reforça apoio ao PCS

Compartilhe
Categoria elogiou bastante iniciativa do SITRAEMG. (Foto: Gil Carlos)

“Parabéns à Diretoria do SITRAEMG pelo sucesso que foi a reunião, (pelo) alto nível dos palestrantes… informações valiosíssimas e de fácil entendimento. Valeu! Também parabenizo os funcionários deste sindicato pelo trabalho que tiveram para o bom desempenho das atividades inerentes à aludida reunião”. Essa mensagem, enviada ao Sindicato, por e-mail, nesta segunda-feira (23), pela filiada Iclemir Costa Fonseca, servidora aposentada da Justiça do Trabalho de Teófilo Otoni, reflete a opinião geral servidores que participaram do “Círculo de Palestras sobre Remuneração no Judiciário Federal”, promovido pelo Sindicato, em seu auditório, no último sábado, dia 21.

A iniciativa atraiu mais de 100 servidores, da capital e do interior, que se mantiveram ligados nas palestras e debates durante todo o dia, das 8 horas da manhã às 19 horas. Foi bastante elogiada também pelos palestrantes. “Vocês têm uma pauta específica e devem lutar para garantir seus interesses”, disse o ex-deputado Sérgio Miranda, ao proferir sua palestra sobre “Conjuntura nacional”, ressaltando a importância da profundidade dos debates nas questões afetas à categoria. “A informação é fundamental. É muito importante a conversa, que desmitifica muita coisa”, aconselhou Sérgio da Luz Belsito, presidente do SINAL (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central), que falou sobre a experiência da implantação do subsídio como forma de remuneração no Banco Central.

[nggallery id=27]

Também participaram como palestrantes: Alexandre Brandi, presidente do SITRAEMG; conselheiro Paulo de Tarso Tamburini, juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Carlos Alberto Pio, presidente da Unacon (União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle); Sérgio da Luz Belsito, e presidente do SINAL (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central); Sérgio Aurélio Velozo Diniz, vice-presidente do Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil); o advogado César Rodolfo Lignelli, da assessoria jurídica do SITRAEMG; e o economista Washington Lima, economista do SITRAEMG.

O SITRAEMG foi elogiado, sobretudo, por que foi um dos poucos sindicatos vinculados à Fenajufe que levaram a questão da remuneração para discussão com a categoria, que, ao final, concluiu que é melhor dar prioridade, no momento, à mobilização pela aprovação do PL 6613/09, que trata da revisão salarial. Alexandre Brandi, presidente do SITRAEMG, classificou como “sábias” as considerações da categoria e do conselheiro do Tamburini, para quem é importante a categoria unir forças em torno de uma proposta que já está encaminhada – o subsídio ficaria, então, para discussão futura.

O saldo do Círculo de Palestras foi servidores mais esclarecidos sobre as duas propostas e, agora, decididos sobre o que desejam apoiar – no caso, o PL 6613/09. As intervenções ao longo do evento deixaram claro que é necessário manter a união em torno de um objetivo comum, para que o governo não logre êxito em deixar os trabalhadores sem o reajuste.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags