Corregedoria Nacional vai apurar omissão e práticas abusivas de desembargador federal

Compartilhe

A Corregedoria Nacional de Justiça instaurou reclamação disciplinar contra o desembargador Evandro Reimão dos Reis, do Tribunal Federal da 6ª Região (TRF6).

O procedimento investigativo, aberto na sexta-feira, de 6 de outubro, apurará denúncias de má gestão de processos. A fiscalização excepcional, realizada em agosto de 2023, constatou problemas funcionais e, também, conduta repreensível no trato com servidores e com desembargadores do tribunal.

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, destacou, em sua decisão, morosidade excessiva na condução dos processos. Ele apontou quantidade elevada de acórdãos pendentes de assinatura e muitos adiamentos de julgamentos.

Em relação ao tratamento aos servidores, há relatos do temperamento “explosivo” do magistrado. Também há denúncia de pressão extenuante por resultados e de longas jornadas de trabalho, que muitas vezes ultrapassavam a madrugada.

 Queixas de colegas e de desembargadores

Além dos servidores, até mesmo desembargadores apresentam queixas em relação ao comportamento de Evandro Reimão dos Reis. Segundo os colegas, é comum o desembargador federal não respeitar prazos para disponibilizar votos, além de solicitar, de forma excessiva, vista nos processos em análise no tribunal.

O corregedor nacional menciona em sua decisão episódios ocorridos no Aeroporto Internacional de Confins (MG) envolvendo Reis. Foi instaurada sindicância pela Corregedoria Regional de Polícia Federal para apurar a conduta do desembargador por “violação ao dever legal de tratar com urbanidade as pessoas”.

(Com informação da Agência CNJ de Notícias)

Assessoria de Comunicação

Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags