Durante às visitas, o Sindicato ainda conseguiu novas filiações à entidade
Nesta tarde de quinta-feira, 18/06, os coordenadores do SITRAEMG, Alexandre Magnus e Daniel de Oliveira visitaram o município de Sete Lagoas para orientar e ajudar os servidores da cidade a se organizarem para a greve.
A visita começou pelo TRT, onde os Coordenadores se reuniram com os servidores das 1ª, 2ª, 3ª Varas trabalhistas e do Foro, além de servidores da Justiça Federal e Eleitoral que também participaram da atividade. Os servidores organizaram uma assembleia para deliberar sobre a greve e tirar dúvidas sobre os procedimentos de paralisação. Os servidores mostraram muito desconfiança, e argumentaram sobre derrotas de greves anteriores e do abandono de antigas gestões.
Alexandre Magnus fez um longo e paciente discurso sobre a atual conjuntura e a adesão massiva à greve dos tribunais da capital, ressaltando os 70% de adesão na segunda instância, fato que, segundo o diretor, é inédito no estado. O coordenador argumentou sobre o respeito institucional que a gestão atual do Sitraemg tem conseguido, e que tem como reflexo o apoio de tantas associações, de juízes e de desembargadores à pauta da reposição salarial. O coordenador garantiu aos servidores que o sindicato não aceitará ações anti-greve, e que tem se articulado, politica e juridicamente para que não haja cortes de salário. E que seguindo o exemplo da última greve, a articulação é para que no pós greve, os servidores tenham apenas que colocar em dia o serviço represado nos dias de greve.
O Coordenador Geral ainda fez questão de frisar que, apesar da importância de todos os apoios vindo dos magistrados, o protagonismo da greve é do Servidor, e que não se pode esperar por uma greve concedida, em alguns locais de trabalho pode haver algum tipo de enfrentamento, e o sindicato está aí para assegurar o direito à adesão total dos servidores à greve. Respondendo à questionamentos, Alexandre ressaltou que greve é um direito, e que não existe nenhuma portaria que obrigue que 30% da vara fique em funcionamento. O Coordenador Daniel de Oliveira, fez também uma fala sobre a necessidade de união da categoria e que os servidores devem passar a acreditar mais nas suas próprias forças.
Após os esclarecimentos, os coordenadores do Sitraemg e os servidores da Justiça Federal se retiraram para que a realização de assembleia exclusiva do TRT, que, após um intenso debate deliberou, por unanimidade pela adesão à greve por tempo indeterminado e participação na AGE de quarta feira (24/06)
Vistas à Justiça Federal e ao TRE
Depois da Assembleia do TRT, os coordenadores seguiram para a Justiça Federal, para um corpo a corpo com os servidores locais. O clima já era de greve no tribunal, com vários cartazes e o compromisso de paralisar as atividades na próxima semana.
Após a vista à Justiça Federal, Alexandre e Daniel foram o Cartório Eleitoral de Sete Lagoas, onde os servidores se mostraram muito animados para a greve, e deliberaram em assembleia local pela paralisação total das atividades a partir do dia 19/06. Além de aderir a greve, 4 servidores que ainda não faziam parte do sindicato se filiaram ao SITRAEMG