Os coordenadores do SITRAEMG Hebe-Del Kader e Carlos Humberto Rodrigues, além do filiado da entidade e presidente da Assojaf-MG, Welington Gonçalves, representaram o Sindicato na solenidade de posse da nova Diretoria do Foro da Justiça Federal de Primeiro Grau em Minas Gerais, realizada na última sexta-feira, 15 de junho, no edifício sede da Justiça Federal, (Av. Álvares Cabral, 1.741).
O novo diretor do Foro, juiz federal Guilherme Mendonça Doehler, titular da 19ª Vara, que exerceu a função de vice-diretor na gestão passada e André Prado de Vasconcelos, juiz federal titular da 25ª vara que assume a função de vice-diretor, foram eleitos durante a sessão do Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, realizada no dia 17 de maio de 2012.
O Presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1), desembargador federal Mário César Ribeiro, conduziu os trabalhos da cerimônia de transmissão das funções da Diretoria do Foro e, em seu discurso, agradeceu a gestão anterior salientando sua colaboração na execução dos trabalhos na Justiça Federal. Em seguida, Ribeiro parabenizou os novos diretores dizendo que foi merecido o reconhecimento ao serem delegados a tais funções. “Muitos serão os desafios nesta gestão e estaremos juntos nessa caminhada”, disse o desembargador.
Despedindo-se da função, o juiz federal Itelmar Raydan Evangelista, agradeceu o tempo que ficou à frente da direção do Órgão recordando a difícil “era das metas” impostas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Trabalhei com lealdade e fidelidade, buscando a eficiência desejável, e ao encerrar esta gestão, coloco à frente a esperança e, para trás, os desenganos”, disse Itelmar, agradecendo todos os servidores da Casa e os juízes que, de perto lhe acompanharam. Raydan agradeceu, ainda, a Ajufemg (Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais) pela parceria, e ao TRF-1 pela disponibilidade. Após a leitura do discurso, o juiz federal recebeu das mãos do coordenador-geral do SITRAEMG Hebe-Del Kader, uma placa em homenagem aos dois anos em que esteve à frente do Tribunal.
“Desempenharei com lealdade e respeito o cargo a mim confiado no intuito de zelar pelo nome e assegurar o funcionamento eficiente da Justiça Federal mineira”, disse o novo diretor do Foro, o juiz federal Guilherme Mendonça Doehler, acrescentando que, para ele, a satisfação do cargo é o reconhecimento da corte. Durante seu discurso, prometeu garantir a sequencia do bom trabalho que foi feito na gestão anterior, contando com o apoio dos outros colegas magistrados. Doehler agradeceu, também, a companhia de André Prado de Vasconcelos como vice-diretor e aos demais colegas, aos quais pede ajuda durante sua gestão. Muito emocionado, ainda durante seu discurso, o juiz fez uma agradecimento especial à sua família.
Sindicalistas apostam na nova direção
Esperamos (os servidores) o apoio da nova direção da Justiça Federal lembrando que o diretor, o juiz federal Guilherme Mendonça Doehler, é um servidor da Casa, em face às mudanças no serviço público como o processo eletrônico, a defasagem salarial, o novo regulamento da Central de Mandados que prejudicam os serviços da Central.
Welington Gonçalves, presidente da Assojaf-MG
O novo Diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, Dr. Guilherme de Mendonça Doehler, afirmou que valoriza o aspecto pessoal, enfatizando, ainda, que pretende humanizar as relações de trabalho. Isso parece ser o sinal de um bom começo, uma vez que o componente humano é o principal integrante do sistema de funcionamento do Poder Judiciário, ao contrário do que muitos pensam atualmente. As máquinas não trabalham sozinhas, lembremo-nos. Nesse momento em que o SITRAEMG discute tanto o aspecto da saúde do servidor, tão atacada por conta da sobrecarga de trabalho, das metas, das pressões do dia-a-dia, pelo pagamento de horas da greve, entre outros aspectos, é de primordial importância ter um dirigente, ex-servidor da Casa, que valoriza o ser humano. O novo diretor disse que buscará com o Sindicato um trabalho de parceria, buscando o diálogo e novas ideias e projetos em busca da excelência dos trabalhos. Relevante dizer que, nesse momento crucial pelo qual passamos, nessas dificuldades encontradas diante das diversas Administrações, em especial para aprovação do PL 6613/2009, e seus desdobramentos, criam-se boas perspectivas para os servidores da Justiça Federal em Minas Gerais, em especial com relação ao aspecto funcional da Casa. Desejamos, dessa forma, que o novo dirigente tenha pleno sucesso em sua administração.
Carlos Humberto Rodrigues, coordenador executivo do SITRAEMG
“Arte em Canto”, coral do SITRAEMG, presente na solenidade
O Coral do SITRAEMG, o “Arte em Canto”, também esteve presente na solenidade de posse e arrancou aplausos dos convidados ao cantar o Hino Nacional Brasileiro, “Amo-te muito”, de João Chaves e “Ponta de areia”, de Milton Nascimento e Fernando Brant.