Conexão Solidária estréia neste sábado

Compartilhe

Você se lembra do Sandro? Esta é a pergunta que abre a 4ª edição do programa de TV “Conexão Solidária”, produzido pelo SITRAEMG, em parceria com outras instituições, e exibido pela TV Comunitária de Belo Horizonte. A referência à Sandro do Nascimento, que em junho de 2000 sequestrou um ônibus da linha 174, no Rio de Janeiro, serve como gancho para abrir o debate sobre a redução da maioridade penal no Brasil. Assim como Sandro, que teve uma trajetória de vida marcada pela invisibilidade social (após o assassinato da mãe, ele tornou-se menino de rua, sobreviveu ao trágico massacre da Candelária e teve passagens pela Febem), outros jovens brasileiros se envolvem com o crime ainda na adolescência ou mesmo na infância.

O programa traz um vídeo, produzido pela equipe de produção, com depoimentos de menores infratores que cumprem medidas sócio-educativas na capital mineira, além de entrevistas com servidores do judiciário federal sobre o tema. No estúdio, o jornalista e mediador do programa, Luiz Carlos Bernardes, conversa com o advogado criminalista, Rui Caldas Pimenta; o presidente do Conselho de Direitos Humanos do CRP (Conselho Regional de Psicologia), Rodrigo Tôrres; e o rapper Hudson Carlos de Oliveira, morador do Aglomerado da Serra, que após se envolver com o tráfico de drogas, descobriu nas rádios comunitárias e no movimento Hip-Hop uma maneira de sobreviver e ser respeitado, tornando-se um exemplo de superação e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

O debate toca em questões como os motivos que levam os jovens a se envolverem com o crime, a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente e as consequências da redução da maioridade penal em outros países. O Conexão Solidária estréia neste sábado, dia 30 de junho, às 21h, na TV Comunitária de Belo Horizonte (canal 6, da NET; canal 13, Way TV), com reprises às segundas (12h30), quartas (18h) e quintas (meia-noite).

“Conexão Solidária” é um programa televisivo que discute temas relacionados à cidadania, com o objetivo de instigar a reflexão acerca das condições de vida dos brasileiros. A cada edição, o programa traz um documentário, entrevistas e debate em estúdio com convidados. A produção é assinada pelo SITRAEMG, Sinjus-MG (Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais), Sindieletro, Sindsep, CECIP (Centro de Criação de Imagem Popular), Faculdade Estácio de Sá, Paróquia do Carmo de BH, Rede Abraço de Rádios Comunitárias e Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Envie seus comentários e sugestões sobre o programa para o e-mail conexaosolidaria@sitraemg.org.br/

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags