Teve início na noite desta quarta-feira, 6, e prosseguirá até a próxima sexta, dia 8, em Florianópolis-SC, o 2º Seminário Unificado de Imprensa Sindical, pelo Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora (confira a programação completa ao término desta nota e assista, ao vivo, clicando aqui, a transmissão em vídeo do evento). O SITRAEMG está representado pelos seus coordenadores Igor Yagelovic, Vilma Lourenço e Sandro Pacheco, além da jornalista da entidade Generosa Gonçalves.
Segundo os organizadores do Seminário, o evento é um importante espaço de debates sobre a imprensa sindical na disputa de hegemonia. O tema do Seminário deste ano é: “A Democratização da Comunicação e a luta contra a Criminalização dos Movimentos”. O evento é voltado para jornalistas, assessores de comunicação, dirigentes sindicais e estudantes na área de comunicação.
Entre os temas que serão abordados estão: Lei de meios – realidade e perspectivas no Brasil e na América Latina; Como andam o jornalismo sindical e as condições de trabalho nas assessorias de imprensa?; A importância da Mídia Alternativa na luta contra a criminalização dos movimentos e a disputa de hegemonia; e A aplicação das redes sociais no jornalismo sindical.
Após a abertura do evento, a apresentação da palestra “O jornalismo sindical na era da disputa pela hegemonia”, com o professor, sociólogo e jornalista Laurindo Leal. O professor considera como “latifúndio midiático” a hegemonia da comunicação, comparando-a a era do coronelismo, o latifúndio rural, ou seja, os que operam no mundo capitalista, sem um controle. “Concentração do poder nas mãos de poucos”, destaca. Leal explica que, contra essa hegemonia, deve-se acabar com a “selvageria” em relação à atual Lei de Meios, ampliando a liberdade de expressão. “Por isso, a necessidade de um novo marco regulatório”, frisa o professor.
Programação:
Dia 6 de agosto (quarta-feira)
18h30min – abertura
19h – Palestra: O jornalismo sindical na era da disputa pela hegemonia, com o professor Laurindo Leal, sociólogo e jornalista.
20h30min – Debate
21h – Coquetel de confraternização.
Dia 7 de agosto (quinta-feira)
9h – Mesa: Lei de meios – realidade e perspectivas no Brasil e na América Latina, com Nora Veiras, jornalista argentina, subeditora da Seção Política do Jornal Página 12, integrante da equipe jornalística do programa 678 da TV Pública da Argentina e condutora do programa diário Manhã Mais da Rádio Nacional Argentina, e a jornalista, Elaine Tavares, mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pesquisadora no Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA/UFSC) e editora da revista Pobres & Nojentas.
10h30min – Debate
12h – Almoço
14h – Mesa: Como andam o jornalismo sindical e as condições de trabalho nas assessorias de imprensa?, com Roberto Ponciano, mestre em História, Coordenador de Imprensa da Fenajufe, diretor de imprensa do Sisejufe e um dos criadores da Revista Ideias; Magali Moser, professora do curso de jornalismo da FURB e jornalista do SINSEPES/Blumenau; e Glauco Marques, ex-diretor de imprensa do Sinergia e comunicador da Rádio Comunitária Campeche.
15h30min – Debate
16h – Café
16h30min – Palestra: A importância da Mídia Alternativa na luta contra a criminalização dos movimentos e a disputa de hegemonia, com Pablo Capilé, do Coletivo Fora do Eixo, e Vívian Virissimo, editora do Brasil de Fato Rio de Janeiro e diretora do Sindicato dos jornalistas do Município do Rio.
18h – Encerramento
19h30min – Jantar
Dia 8 de agosto (sexta-feira)
9h – Palestra: A aplicação das redes sociais no jornalismo sindical, com Gustavo Barreto, jornalista, pesquisador, professor e colaborador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC).
10h30min – Debate
12h – Almoço
14h – Mesa de avaliação, propostas e encaminhamentos
17h – Encerramento
De Florianópolis-SC, Generosa Gonçalves