Comissão cobra respeito a brasileiros na Espanha

Compartilhe

Laycer Tomaz
Couto: espanhóis sempre tiveram tratamento respeitoso por parte dos brasileiros.
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias vai acompanhar de perto a forma como os brasileiros têm sido tratados
nos aeroportos da Europa, especialmente da Espanha. Em ofício encaminhado à Embaixada da Espanha no Brasil, nesta segunda-feira, o presidente da comissão, deputado Luiz Couto (PT-PB), cobra das autoridades espanholas tratamento respeitoso aos brasileiros. No documento, o parlamentar cita casos de cidadãs brasileiras detidas sem justificativa em aeroportos espanhóis, e depois deportadas.

A brasileira Elisabete de Souza Roberto, por exemplo, permaneceu dois dias detida no início deste mês, juntamente com a filha de 17 meses, em sala sem qualquer estrutura no aeroporto de Madri. Elisabete foi privada de todos os pertences, inclusive mamadeiras, fraldas e alimentos da criança. No primeiro dia, a brasileira só teve autorização para alimentar a filha oito horas depois da detenção. Elisabete iria visitar as irmãs que vivem legalmente na Espanha.

Para o deputado Luiz Couto, situações como essa são inaceitáveis. “Nem nas prisões de segurança máxima aqui do Brasil são retirados objetos de uso pessoal e higiene”, afirmou.

Igualdade de tratamento
Luiz Couto destaca que os espanhóis sempre tiveram tratamento respeitoso por parte dos brasileiros. Segundo ele, os eventuais problemas com quadrilhas de traficantes de pessoas ou de exploradores sexuais envolvendo brasileiros na Espanha não dão, às autoridades daquele país, o direito de fazer generalizações sobre os brasileiros. E mesmo naqueles casos, na avaliação do parlamentar, a punição deveria ser dirigida aos criminosos e não às vítimas ou supostas vítimas.

A carta de protesto foi encaminhada com cópias para a Presidência e a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara; e também para o Ministério das Relações Exteriores.

Fonte: Agência Câmara

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags