Várias servidores do Judiciário Federal, entre as quais as filiadas do SITRAEMG Lúcia Bernardes, Etur Zehuri e Adriana Araújo, além do filiado Alírio Almeida, participaram da manifestação que reuniu centenas de mulheres nesse domingo (15), na Praça Sete, em Belo Horizonte. O objetivo foi reproduzir, na capital mineira, o ato feminista chileno “Un violador en tu camino”.
Com lenços verde e roxos, além de vendas nos olhos, as manifestantes recitaram versos como “o estuprador é você” e “ó pátria amada, idolatrada, salve a nossa integridade”. O protesto lembrou também o assassinato de Marielle Franco, no Rio de Janeiro.
A performance criada pelo coletivo feminista chileno “Las Tesis” denuncia a violência contra as mulheres e já foi realizada em cidades como Paris, na França; Madri, na Espanha; e Nova York, nos Estados Unidos.
Em um panfleto distribuído a quem passava pela Praça Sete, o grupo afirma que aponta “estupradores que também são representados pelo próprio Estado e seus correlatos nas diversas instituições que apoiam a cultura do estupro”.
O SITRAEMG, através do seu Núcleo de Mulheres do PJU, apoiou a iniciativa. Na noite de sexta-feira (13), a líder do 8M Unificado RMBH Dirlene Marques, juntamente a filiada Etur Zehuri, que também integra o movimento feminista, esteve na sede do Sindicato convidando para o evento as mulheres que estavam presentes na confraternização do último encontro dos filiados aposentados e pensionistas em 2019.
Com informações do portal G1