Cartilha: Direitos de trabalhadores com deficiência

Compartilhe

O Fórum Permanente de Apoio e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência [Faped] lançou nesta semana uma cartilha que tem o objetivo de informar empresas, trabalhadores e sindicatos sobre o tratamento de pessoas com qualquer tipo de deficiência.

“A cartilha é voltada para pessoas que possuem qualquer tipo de deficiência. Na sociedade há uma diversidade muito grande e o fórum defende isso, porque existe também a pessoa obesa que não consegue entrar no ônibus ou o idoso que não consegue subir o degrau muito alto”, explicou o coordenador do Faped, Michel Platini.

Segundo ele, a Cartilha Informativa dos Direitos do Trabalhador com Deficiência foi criada depois que o Faped e o Sindicato dos Comerciários constataram que muitas empresas discriminavam pessoas com deficiência.

“Vimos que [essas empresas] não contratavam pessoas com deficiência e não eram acessíveis para receber consumidores ou trabalhadores com deficiência. Percebemos também que há muita violação de direitos básicos por causa da desinformação”.

Segundo Platini, os próprios sindicatos não encaravam a luta da pessoas com deficiência como uma das bandeiras que deveriam levantar. ’O Faped, junto com o sindicato, pensaram que a cartilha seria um dos instrumentos para que a gente pudesse garantir os direitos e minimizar a discriminação”.

Platini disse que o preconceito dos empregadores ainda é grande, daí a importância de o cidadão se informar. “O objetivo da cartilha é conscientizar pessoas que nem sempre sabem que têm direitos’. Além disso, o documento busca conscientizar as empresas, que ignoram alguns deveres, e os sindicatos, que não sabem o que têm de defender.

’Existe um círculo de desinformação. Nossa sociedade é desinformada principalmente quando se fala de deficiências”.

De acordo com Paltini, a cartilha contém informações de fácil compreensão. “A gente tentou fazer a cartilha de forma mais tranquila e menos técnica para que o portador de deficiência consiga entender de fato quais os direitos que ele tem”.

Clique aqui e veja a Cartilha. Vale a pena!

Para conhecer o fórum na internet, acesse www.faped.org.


Fonte: Agência Brasil

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags