Após um jejum de 110 dias, Belo Horizonte voltou a receber uma boa pancada de chuva, na tarde desta terça-feira. Várias pessoas foram pegas de surpresa e ficaram encharcadas. No trânsito, motoristas tiveram que usar o farol baixo para enfrentar alguns alagamentos. A chuva atingiu toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte, região Centro-Oeste e cidades no Triângulo Mineiro. Iniciamente, a estatística de dias sem chuva informada pelo MG Tempo Cemig/PUC Minas era de 104 dias.
Na capital, os pontos mais atingidos foram o Barreiro e a Região Centro-Sul. De acordo com o MG Tempo, a precipitação nestes locais ficou entre 12 e 14 milímetros, dentro da média para o período, que é de 13 milímetros. Já a umidade relativa do ar apresenta valores acima de 40% na parte da tarde.
No entanto, a chuva é passageira e o Sol deve voltar a prevalecer na Grande BH. Segundo o meteorologista Ruibram do Reis, a precipitação foi causada por uma frente fria que se encontra no litoral do Espírito Santo. “É comum acontecer esse tipo de pancada em agosto, que historicamente registra dois dias de chuva. Mas tudo indica que o tempo vai continuar firme na região metropolitana”, afirma.
A umidade também deve voltar a cair, mas em nível aceitável. “Devemos esperar aumento de temperatura e calor nos próximos dias”, prevê Ruibram. A maior incidência de chuvas só deve começar mesmo a partir de setembro.
E enquanto a água refresca os moradores da região Central, o Norte de Minas continua sem previsão de chuva. Lá, os termômetros marcam entre 34 e 35 graus.
Queda na energia
A chuva também provoca prejuízos no fornecimento de energia. Segundo a Cemig, 40 mil consumidores estão sem luz na Grande BH. As cidades mais afetadas são Betim, Nova Lima e Contagem. Já na capital, a regiões Sul, Oeste e Barreiro registram o maior número de chamados. A previsão da Cemig é restabelecer a energia até o inicio da noite desta terça-feira.
O vento atingiu a velocidade de 50 Km/h durante a chuva e provocou a queda de árvores. O Corpo de Bombeiros trabalha para a retirada de uma árvore de grande porte que caiu na avenida Pedro I, no bairro Itapoã, região da Pampulha. Segundo a BHtrans, a árvore interfere no trânsito nos dois sentidos da pista. Agentes estão no local e monitoram o tráfego.