Foi realizado na noite desta sexta-feira, 18, na sede do SITRAEMG, culto ecumênico em Ação de Graças pela posse da nova Diretoria Executiva do SITRAEMG – gestão 2014/2017. O culto contou com exposições do frei Carmelita Gilvander Moreira, Onilton Carvalho Barbosa, da Comunidade Espírita Cristã Irmão Ananias e do pastor Daniel Fialho, da Igreja Batista Getsêmani. Ainda, os convidados foram presenteados com belas canções religiosas apresentadas pelo Coral do SITRAEMG, o “Arte em Canto”.
Representando a Diretoria Executiva do SITRAEMG, estiveram presentes os coordenadores Alexandre Magnus Martins, Igor Yagelovic, Vilma Lourenço, Etur Zehuri, João Baptista Sellera Bárbaro, Célio Izidoro, Dirceu José dos Santos e Geraldo Correia da Cruz.
A coordenadora Vilma Lourenço deu as boas-vindas aos colegas presentes, dentre eles vários filiados vindos do interior; agradeceu aos ministrantes que, com muita presteza, aceitaram participar do culto, e falou do contentamento da Diretoria do SITRAEMG ao realizar esta celebração neste início de mandato.
“Que a luz e a força divinas continuem invadindo nossas vidas”. Estas foram uma das primeiras palavras do frei Carmelita Gilvander Moreira, após agradecer o convite do Sindicato. Para o frei, celebrar este culto em Ação de Graças é tomar consciência da missão que Deus e servidores pedem do SITRAEMG. “É uma grande responsabilidade dirigir um sindicato”, aponta Moreira, lembrando que estamos (todos nós) numa sociedade de luta de classes, “contra o capital”. Sobre o papel de um sindicato, frei Gilvander disse que este deve ser totalmente parcial e agir sempre em favor dos trabalhadores. “Lutar sempre pela justiça”, segundo Moreira, este é o desafio do Sindicato.
Onilton Carvalho Barbosa, da Comunidade Espírita Cristã Irmão Ananias, deu início à sua explanação lembrando que a doutrina Espírita não tem a figura de um celebrante como em outras religiões, mas que se sentia a vontade e privilegiado por estar ali, naquela noite, falando fora do templo. Barbosa falou sobre a dificuldade das pessoas em praticar o bem e dividiu com os presentes a seguinte mensagem: “É fácil nos fecharmos em nossos templos e, ali, nos confessarmos como cristãos”. Para o religioso, não basta levantar as bandeiras das nossas igrejas, mas, sim, praticar o bem, assim como Cristo o fez, laborando no meio do povo.
“Melhor é o fim das coisas do que o início delas” (Eclesiastes 7:8). Se orientando a partir deste versículo da Bíblia, o pastor Daniel Fialho discursou para os presentes. Segundo ele, o mais importante de tudo que se faça durante a vida é que o fim dessas coisas termine bem. Dirigindo-se aos coordenadores do SITRAEMG, o pastor disse que estes terão que lutar com todas as suas forças e garras para, no fim do mandato, avaliarem-no como resultado positivo. Informou, ainda, que este “terminar bem” deve ser aplicado no nosso dia-a-dia, nas mais variadas áreas, como, por exemplo, no amor, no trabalho e nas finanças. Ao término, assim como os demais religiosos, Fialho parabenizou a Diretoria do SITRAEMG por dar início aos seus trabalhos buscando a benção divina.