“Dívida Pública Brasileira e suas consequências para os diversos segmentos sociais Auditoria Cidadã da Dívida: Por quê? Para quê? Como?”. Essas são algumas das muitas questões que serão respondidas e debatidas com os alunos da terceira turma que está sendo formada para o curso sobre a dívida pública brasileira que está sendo organizado pelo movimento Auditoria Cidadã da Dívida. As inscrições estão abertas desde 16 de novembro e se estendem até 18 de dezembro, preenchendo formulário que pode ser acessado no link https://goo.gl/hIrr3f.
As palestras/aulas são previamente gravadas, disponibilizadas na plataforma do curso para acesso aos participantes, utilizando-se a tecnologia de ensino à distância (ferramenta moodle) que permite a organização de diálogo simultâneo mediante a utilização de fórum de discussão. Serão utilizados os livros produzidos pela Auditoria Cidadã da Dívida, textos e outros materiais.
Objetivo geral do curso
A partir da experiência da Auditoria Cidadã da Dívida, socializar o conhecimento acerca de processos relacionados à Dívida Pública Brasileira e suas consequências para os diversos segmentos sociais, com o objetivo de capacitar multiplicadores para a utilização da ferramenta da auditoria para a mobilização social, incentivando a propagação dos trabalhos da Auditoria Cidadã.
Objetivos específicos
* Evidenciar a atuação de um Sistema da Dívida em âmbito mundial, impulsionado pelo processo de financeirização.
* Estudar os processos históricos de geração e crescimento de dívida pública externa e interna no Brasil, assim como dívida dos estados e municípios.
Estudar a evolução dos gastos com o serviço da dívida pública frente aos gastos com políticas sociais.
* Identificar como o Sistema da Dívida influencia o modelo econômico e afeta as condições materiais dos diversos segmentos sociais, ao mesmo tempo em que explora de forma predatória os recursos naturais, provocando danos irreparáveis ao ecossistema.
* Divulgar a ferramenta da auditoria e impulsionar sua utilização para evidenciar e documentar processos, operações e mecanismos do Sistema da Dívida.
* Incentivar a formação de núcleos para o aprofundamento dos estudos e disseminação do conhecimento, visando ao empoderamento social.
* Analisar a dívida sob a ótica do real pagador, no caso a classe trabalhadora, distanciando-se de abordagens dominantes sobre o tema, que o tratam sob a ótica do emprestador.
Informações sobre o Curso e Conteúdo Programático:
http://www.auditoriacidada.org.br/abertas-as-inscricoes-para-a-3a-turma-do-curso-da-auditoria-cidada
Fonte: Auditoria Cidadã da Dívida