Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Atos públicos diários registrarão a greve do judiciário em Minas

Compartilhe
Durante ato público, servidores são convocados à mobilizar os colegas que ainda não aderiram ao movimento. Foto: Erinei Lima.

Esta foi a decisão do Comando de Greve mineiro e dos cerca de 300 servidores que estiveram reunidos hoje (03), em frente ao prédio do TRT (Rua Mato Grosso), durante o primeiro ato público depois de deflagrada a greve por tempo indeterminado. Veja, ao término desta matéria, o calendário dos atos públicos.

O coordenador do SITRAEMG José Francisco Rodrigues abriu o ato chamando todos os colegas daquele Tribunal para descerem e participarem da manifestação. “A greve não é virtual, e sim presencial. Venha e participe, conclamou José Francisco. Em seguida, o coordenador leu a relação dos estados que já estão em greve e parabenizou os colegas adeptos.

Débora Mansur, também coordenadora do SITRAEMG, informou que as reuniões do Comando de Greve estão acontecendo todos os dias às 9h30, na sede do Sindicato, para discussões sobre o andamento da greve. “Precisamos de pessoas para ir aos locais de trabalho para conversar com chefias e servidores sobre o direito de greve. Vamos acordar e acordar nossos colegas”, desabafou a coordenadora, lembrando-lhes do risco que a categoria sofre com o PL 1992/07 (Previdência complementar) e PLP 549/09 (Congelamento dos salários).

Hélio Ferreira Diogo, outro coordenador sindical presente ao ato, falou sobre a importância da greve e de sua legalidade. Hélio lembrou-lhes, ainda, de que Minas Gerais não tem histórico de cortes de salário. “A greve é legal e justa”, frisou. Em seguida, Hélio e Paulo Márcio, este último, também coordenador do SITRAEMG, reforçaram o pedido da colega Débora e pediram que os servidores formassem pequenos grupos para percorrerem os locais de trabalho. “Vamos mostrar nossa capacidade de mobilização”, concluiu Hélio.

Manifestação dos servidores

O ex-dirigente do SITRAEMG Luiz Fernando falou aos presentes que, nunca, nada foi fácil para os trabalhadores (do setor público e privado) e salientou tal dificuldade principalmente no atual governo. “Não esperava tanta traição desse governo”, desabafou. Luiz disse, ainda, que a luta da categoria é, dentre outros, também contra o assédio moral e a sobrecarga de trabalho.

O sindicalista e ex-presidente do SITRAEMG Carlos Antônio Ferreira, o Ovo, disse que a categoria precisa ter atitude. “Precisamos convencer e trazer o pessoal para o nosso lado”, disse Ovo. Animado, o servidor se dispôs a percorrer, junto com outros colegas, os Tribunais. Andréia Seixas, que percorreu o Tribunal (TRT) na manhã de hoje, também divide a idéia de Ovo e se propôs a continuar mobilizando os colegas.

Marlon Damasceno (servidor do TRT) disse que o momento é de organização e união. Com essa opinião, segue o ex-dirigente do SITRAEMG Célio Izidoro. “Se não fizermos greve, o PCS não sairá, e corremos o risco de termos os nossos salários congelados”, fez o apelo.

O oficial de justiça Welington Gonçalves falou da sua experiência em outros PCS’s. “O governo pretende nos dar um reajuste “zero”. Eles estão nos enrolando desde 2009, por isso, devemos fazer contatos com os deputados das Comissões de Finanças e Orçamento”, salientou.

O servidor do Rio Grande do Sul Edmilson Barbosa, do setor de inteligência da área de segurança do TRT daquele estado, presente ao ato, veio unir forças aos servidores mineiros e disse que no Rio Grande do Sul, os servidores estão em greve desde o dia 17 de outubro.

Greve no interior:

Servidores da cidade de Juiz de Fora, dão conta de que o Setor Administrativo e a 1ª e a 3ª Varas da Justiça Federal daquela cidade, também aderiram à greve.

Calendário de atos públicos

O SITRAEMG informa que os pontos paralelos só serão assinados durante os atos públicos a serem realizados nos seguintes dias:

4/11 – sexta-feira: 13h, em frente ao prédio da JF (Av. Álvares Cabral, 1805)

7/11 – segunda-feira: 13h, em frente ao prédio do TRE (Av. Prudente de Morais, 100)

8/11 – terça-feira: 13h, em frente ao prédio do TRT (Av. Augusto de Lima, 1234)

9/11 – quarta-feira: 13h, em frente ao prédio da JF (Av. Álvares Cabral, 1805)

10/11 – quinta-feira: 13h, em frente ao prédio do TRT (Av. Getúlio Vargas, 225)

11/11 – sexta-feira: 13h, em frente ao prédio do TRE (Av. Prudente de Morais, 100)

Veja a galeria de fotos

[nggallery id=81]

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags